Por que não contratar o Scriptcase?

Desde 2017 utilizo e renovo anualmente a licença da ferramenta. O que percebo é a falta de suporte efetivo quando surgem bugs. A plataforma se tornou grande, cheia de remendos, o que dificulta a manutenção e correção por parte da NetMake. Isso explica a quantidade de problemas que permanecem por anos sem solução.

Atualmente estou enfrentando um bug há mais de 15 dias sem qualquer resolução da NetMake, impactando diretamente nosso desenvolvimento.

Minha sugestão para quem busca facilidade com o Scriptcase: esteja preparado para problemas sem solução eficiente.

Nós, que temos um sistema grande desenvolvido com Scriptcase, já estamos iniciando a migração para PHP puro, sem depender de frameworks ou ferramentas proprietárias. Afinal, quem garante que a NetMake não irá encerrar as atividades e nos deixar com um sistema abandonado?

O único ponto positivo é a facilidade na criação de formulários e grids.

Um teste simples: implemente a mesma funcionalidade no Scriptcase e em PHP, CSS e HTML puro. Compare a velocidade de processamento e a leveza da aplicação. A diferença é clara.

O Scriptcase, infelizmente, ficou no passado. Arrependimento total.

3 Curtidas

E quanto a questão de segurança?

Tempo de desenvolvimento no php puro?

Qual o bug que você está obtendo?

Sobre a NetMake deixar o sistema abandonado, é difícil, principalmente em um curto-médio prazo. Eles possuem obrigações legais que o contrato gera e o sistema parece ser bem lucrativo pra empresa.

Sobre os demais pontos, concordo 100%. A empresa aqui começou usando o SC em 2021 para fazer um sistema rápido de relatórios e foi excelente, com apenas um funcionário(eu) fizemos o que levaria 3-4 pessoas no mesmo tempo. Com uma excelente consistência e desempenho. Porém, com o passar do tempo e migração de formulários e outras telas, começamos a nos deparar com alguns bugs e o principal ponto: NOSSOS REMENDOS E CÓDIGOS ‘BRIGANDO’ COM OS REMENDOS DA NETMAKE. infelizmente parece que para fazer certas coisas funcionarem, precisamos lutar contra a ferramenta e fazer algumas gambiarras que não me deixam feliz, sem contar em momento que simplesmente atualiza a versão e algo bobo para de funcionar (o caso mais recente era uma label no dashboard que tinha aspas nela, funcionava normal até atualizar e o PHP interpretar estas aspas como código e eu ter que tratar manualmente elas).

Começamos esse ano a migrar e deixar a plataforma da NM pra trás aos poucos, porém, não acho que seja necessariamente culpa da plataforma, ela é excelente para MVPs e sistemas relativamente simples, mas quando se trata de coisas muito especificas e nichadas, não tem como um sistema low code dar conta de tudo, por isso agora com o sistema dando retorno e com tempo maior, vamos estruturar de maneira correta e sem a plataforma.

Se alguém um dia for ler esse meu comentário, digo que vale a pena usar a plataforma, existe uma possibilidade grande de que ela de conta de tudo que precise fazer pra sempre, ela é bem competente, mas tem limitações como todas as tecnologias atuais, e cabe ao líder da equipe decidir se vale ou não se manter com ela.

1 Curtida

Fiquem ligados no futuro: IA

Consegue elaborar? IA como ferramenta já é realidade a alguns anos, mas hoje não vejo como usar ela sem “supervisão” de um dev no mínimo para fazer um review das coisas, principalmente em ambientes maiores e complexos como é o caso aqui.

O avanço das IA estão muito rápido!

A cada dia novas ferramentas que facilitam o uso da IA automatizando os processos!

Eu estava meio resistente a estar aprofundando mas atualmente acompanhando um amigo a coisa é de louco!

Meu análise de IA: O limite está dentro da nossa mente!

estamos no mesmo barco por aqui, tentando migrar funcionalidades atuais para algum framework moderno para agilizar o desenvolvimento.

Mas garanto, qualquer coisa que tu tenha 100% de controle é melhor, não importa o quanto demore.
Tecnologia deveria ser o motor, mas com o Scriptcase ela vira o freio: estamos travando demandas de Produto por limitação da ferramenta. Quando a ferramenta dita o que o negócio pode ou não fazer, é sinal de que ela já morreu para o projeto.

Scriptcase pode ser muito bom para prototipos, CRUDs simples e projetos pequenos.

Tive tanta dor com scriptcase, que evito trabalhar com ele, deixando tudo em uma biblioteca externa com php puro. É um parto para atualizar, mas pelo menos é versionado no git, tenho historico, branchs, posso instalar dependências… simplesmente o básico do básico…
Hoje estamos limitados a dois dev pro projeto, e é muito caro para pouco ganho.

A ferramenta é low code, mas estou codificando mais do que se utilizasse algum framework qualquer em php.

espero muito que a ferramenta melhore, tem seus pontos positivos … não vou negar.

Mas não vale o esforço e o dinheiro.

1 Curtida

@marcia.caaraujo @Danilo_Lima @HenriqueB
A ausência de um roadmap público tem gerado uma sensação de incerteza sobre o futuro da ferramenta. Para sanar isso, não seria interessante vocês organizarem um webinar? Seria uma excelente oportunidade para ouvirem o feedback dos clientes e apresentarem as perspectivas do Scriptcase. Acredito que seria muito melhor termos uma conversa franca e aberta do que continuarmos no fórum com um monólogo.

2 Curtidas

Bom dia Alexandre, tudo bem?
Disponibilizamos um vídeo com o foco só no nosso Roadmap para que todos possam acompanhar as novidades e planejamentos: https://youtu.be/XaMO4QAekkY

Qualquer dúvida estou a disposição! :slight_smile:

2 Curtidas

Obrigado vou assistir.

O que vocês acharam do roadmap?
  • Ótimo.
  • Bom.
  • Não gostei.
  • Houve tratativa de feedback dos usuários.
  • Era o que eu esperava.
  • Me faz querer continuar com o Scriptcase.
  • Me faz querer desistir do Scriptcase.

0 votantes

@marcia.caaraujo @HenriqueB @Danilo_Lima
Quero deixar claro que indiferente a votação acima ou seu resultado.
E indiferente ao fato de eu como usuário ter gostado ou não do roadmap.
Finalmente, após anos, sinto que a Netmake começa a se mostrar mais aberta ao seus usuários.
Não me entenda mal. Sempre fui atendido por vocês. Mas o sentimento era de não saber para onde a ferramenta estava indo.
Postar um roadmap, completo ou não conforme a visão de vocês, foi um passo em direção a conversar com a comunidade de usuários.
Quanto mais vocês dialogarem melhor. Mais confiança temos na ferramenta
Estou agradecido. Por me ouvir.
Espero de chegar ao ponto de podermos falar abertamente, a comunidade e Netmake, sobre os pontos bons e ruins da ferramenta. E claro tudo sobre o mais profundo respeito de ambas as partes.

4 Curtidas

Desculpe, mas este roadmap me pareceu apenas algo feito na pressa e mostrar que existe algo. Ou são recursos tão fantásticos que não divulgam para outras empresas não copiarem. Sic.