POR QUE NÃO: CONDIÇÃO IF, SWITCH ,WHILE, ETC... PRÉ-PRONTAS...

Alguns softwares concorrentes do SC tem funções prontas,onde vc escolhe os parâmetros e ele escreve as regras de acordo com o que vc deseja.
O SC poderia, em sua nova versão, colocar esta facilidade. Pelo menos as principais que usamos, como If, Switch, While, for, etc…
Sou novato e por mais que me esforce, não tenho o conhecimento profundo (precisando recorrer as pesquisas na internet e fóruns para fazer uma pequena função).

O problema é que se você deixar a ferramentar gerar toda a regra de negócio (códigos) do sistema você poderá esta cavando o seu próprio buraco se o sistema tiver muito grande. Em outras palavras, não é legal uma ferramenta criar 100% das regras de negócio, pois irá gerar códigos predefinidos onde pode acarretar perca de desempenho, programação estruturada, e sem falar que fica difícil “customizar” (na verdade já é). É aquele velho dilema, o pessoal procura uma ferramenta pra desenvolver sistemas assim como procura um powerpoint pra desenvolver sliders.

+ completa as macros do SC.

Comandos php realmente não faz, e não sei se deveria fazer, pois o editor de código pode ficar lento de mais com esse auto preenchimento.

Você pode usar outros editores específicos para PHP como netbeans, ou uma “colinha” em um notepad ++ com os comandos mais usados que é o que eu faço.

Eu uso uma ferramenta assim para fazer automação em c++ para o windows e toda de arrastar e soltar componentes, tudo, lógica, objetos, até pra usar if, else, etc tem que ir em uma categoria na palheta, selecionar o que se deseja e arrastar lá e só depois mudar a propriedade tipo um objeto.

É interessante, só que se você tiver que pegar um código pronto da NET para servir de modelo onde só tem códigos, você não pode COLAR direto, tem que ir entrando na palheta e selecionando os itens, para ficar igual ao código, por uma lado é legal e por outro igual ao FredKeyster é frustante. hehee

Mas no futuro acho que vai ser assim, tudo vai ser objeto, assisti um filme sobre o futuro que eles programam só assim, tudo é objeto e
tem propriedades bem legal:
https://www.youtube.com/watch?v=Fq7IEcaFeik

Na minha opinião, que ninguém precisa concordar, a ferramenta SC é de auxilio, não para fazer tudo, e ainda bem, por que temos pessoas que estudam sozinhas ou em graduações para serem profissionais e encararem os desafios , se aprimorarem e desenvolverem sistemas melhores e pesquisar faz parte do processo.