Por que a NetMake não inverte em um gerador de Relatório mas robusto?

Tenho enfrentados vários problemas com o gerador de Relatório que se encontra no SC…

Uma Empresa Chamado Maker desenvolveu um gerador de Relatório usando a tecnologia Report Builder para fazer o relatórios profissionais e o mesmo que muito tempo trabalhei no Delphi.

Este criador de Relatório e perfeito para modelagem da criação dos Relatórios sem contar que não precisa ficar definido Y, X que para meu ver perde muito tempo para criar tão feito no SC.

Por favor NetMake crie um gerador de Relatório estilo do Delphi Report Builder…

não entendi ter que ficar definindo x e y…
Quer dizer no Report PDF? Consultas quando se tornam complexas requerem programação mais sofisticada, quando são consultas simples, o sc empenha bem seu papel. Mas nada impede de utilizar geradores externos.

Haroldo,

Agora vc me deixou curioso… eu uso aqui a Fast Report… como eu faria para gerar meus relatórios na Fast, a partir do SC? isto seria um sonho pra mim.

se o gerador é web, vc tem que desenvolver pelo gerador e não pelo sc, publicar pelo gerador, ou manualmente, e no sc, vc carrega via iframe, e só isso, não tem outro segredo.

hummm entendi. valeu.

Não estou aqui para criticar e nem para diminuir a opinião de aquém…

Mas sinceramente Infinutus Web você está longe de ver o potencial de uma estrutura de geração de relatório rápida para desenvolvimento web.

Este negocio de ficar x, y para o meu ver perde muito tempo o melhor e arrastar e soltar para ver o resultado na hora.

Preciso incentivar a NetMake de criar tão feito, pois a idéia do php e agilidade e não inventar a roda.

Continua dizendo NetMake cadê um Gerador de Relatório a altura da ferramenta…

Segundo você Infinutus Web “e o gerador é web, vc tem que desenvolver pelo gerador e não pelo sc, publicar pelo gerador, ou manualmente, e no sc, vc carrega via iframe, e só isso, não tem outro segredo”

Prá que ficar plugando outra tecnologia sendo que dentro da ferramenta tão possa existir?

Faço está pergunta a você…

Pois assim quero que a ferramenta não precise plugar nada e ela seja única entre todas as outras

Eu sinceramente nunca utilizei o Pdf Report, realmente acho ele indecente.
Mas a consulta formato livre é perfeita, não vejo problemas em utiliza-la, aliás me sinto muito confortável e traz o efeito on-the-fly.
Na consulta formato livre a limitação é a habilidade do cara em trabalhar com html, o único problema é que não aceita css no caso de exportar para pdf, mas com um editor html inline dá pra fazer miséria com o formato livre.

É pessoal,

Bastou eu dar uma saidinha pra todo mundo ficar abusado por aqui (heheheheh).

Sempre achei que o grande defeito do SC era a geração de relatórios. O que todos precisam entender é que em desenvolvimento não existe a concepção de certo ou errado mas sim o resultado final.

Já vi desenvolvedores SC criando relatórios bastante complexos com códigos nativos e MUITO trabalhosos… estão errados?! Não!

Não critico quem ache que a NM deveria implementar algo mais decente, como é o caso do GAS, mas acho que a espera vai ser grande. Aplicações web não dependem de uma única ferramenta para desenvolvê-los, diferentemente das app desktop.

Eu utilizo webservices através do IReport, dá trabalho pra configurar o server mas o resultado, pra mim, é bastante satisfatório.

O que deveríamos fazer é cada um dizer como está resolvendo isso - perder um tempinho explicando detalhadamente como fazer - e deixar cada um tomar a decisão que mais lhe convier aí sim, todos andaremos num bom caminho.

Abraço a todos e deixem de ser abusados.

Desculpe pessoal, mas não entendo porque tanto “fuzuê”.
Eu uso o Report PDF e gero relatorios complexos e sofisticados com pouco código.

Eu faço assim: Crio a aplicação Repor PDF, Limpo tudo e incluo o meu código e gero
os meus relatórios sem traumas e com muita tranquila.
Tenho Etiquetas, Envelopes, Relatório contábeis e Financeiros, Recibos de Mini Impressoras e tudo no código.
Uso de 20/30 a 40 linhas no máximo que uso em alguns relatórios.

Mas vejo que esta questão é tão batida por aqui que estou pensando em montar um curso de impressão com o SC.
Nome do Curso: Imprimindo Relatório Sofisticados com o SC sem Traumas. Rsssssssss (Brincadeira).

Att,
Paulo.

Caro waldemargo_ol,

Se você acompanha este fórum em todas suas discussões, deve ter olhado este tópico aqui:

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=4625.msg22530#msg22530

Não defendo a utilização de relatórios gerados por frameworks externos, apenas dou minha sugestão de como usar a quem pede, e minha sugestão é essa, quer usar externo, crie pelo externo, publique pelo externo e acesso pelo sc via iframe, se tem outra sugestão, por favor nos ajude, é para isso que serve o fórum.

Para quem já usou Crystal Reports, Agata, e muitos outros, não acho o gerador de consultas do sc o melhor mas faz o que preciso, quando desejo algo mais sofisticado eu coloco a mão na massa tipo:

Consulta HTML:
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=2495.msg22195#msg22195

e

Report PDF: (Saulo, discordo que Report PDf é indecente, veja o link abaixo, o layout não é imagem de fundo)
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=4926.msg20708#msg20708

Sou a favor de melhorias sim, mas não só em relatórios, sim em tudo, mas dou prioridades a diminuição dos Bugs.

Para isso existe a democracia, nem todos devem concordar com minha opinião, inclusive já passaram de 2000 tentativas de ajuda aqui (algumas delas respondendo dúvidas suas waldemargo_ol, as quais não agradeceu ou retornou como resolvido), pelo menos eu me manifesto de alguma forma.

Agora incentivar o Fabricante do Software? Isso venho fazendo desde 2006, e algumas melhorias aconteceram sim, outras não.

** Ainda vai existir um FrameWork que você só precisa desejar e ele já te dá código pronto e perfeito, até lá algumas coisas ainda vai ser preciso saber fazer e por a mão na massa para obter o resultado desejado **

Bom eu acho que ai é que está o “futebol” dos programadores, se na vida real futebol não se discute, no mundo da programação a forma de fazer um relatório também não, framework? Nossa lindo e maravilhoso, nível requerido perto de 0, resultado 10, Fast Report, nível requerido 8, resultado 10, Report PDF, nível requerido perto de 10, resultado 10, o resultado não muda.

Agora waldemargo_ol, não tem como você comparar o Maker com o ScriptCase, primeiro que o Maker é outra linguagem, baseado em outras rotinas, com outra plataforma, e custa 10.000 reais uma licença. O ScriptCase é simples, te da quase tudo que você precisa, e ao meu ver é uma pechincha.

Então o negócio é o que um amigo do fórum disse, “Feio é não funcionar.”

** PS.: Eu não pagaria 8.000 reais a mais para ter um framework para gerar relatórios. **

Galera eu uso o iReport no PHP com PHPJasperXML.

Primeiro eu crio meu relatório com o iReport e depois eu uso a biblioteca PHPJasperXML, pra gerar o PDF, so tive um pouco de trabalho em modificar a biblioteca pois a mesma quando comecei a usar só tinha conexão com Mysql e uso banco Postgresql, mas fora isso é tranquilo.
Também sou a favor de um gerador melhor na ferramenta … mas como a ferramenta não depende apenas dos relatórios, eu prefiro que a NM corrija os bugs que irritam bastante, para relatório temos varias possibilidades externas que da pra usar enquanto a NM não melhora o gerador do SC.

Se o Maker fosse R$ 10.000,00 eu tinha comprado…o problema é que a licença dele passa de R$ 25.000,00.
Pra essa discussão foi boa, me desculpa aí Haroldo se fui um pouco exagerado quando disse que o PDF Report era indecente, mas é que eu ja tentei fazer nele algumas coisas e achei que foi mais produtivo gerar um html pelo formato livre.

Eu concordo plenamente com o fato de que a NM poderia investir mais na resolução dos bugs, claro que algumas coisas poderia também ser melhores, mas isso é igual bunda, cada um tem a sua e não gosta que os outros fiquem olhando, criticando ou apontando o dedo (sem maldade, kkkkk), ou seja se fosse feita uma enquete iriam surgir mais de 300 alterações diferentes, porque todos nós pensamos que o que desejamos é a solução dos problemas de todos, e não é assim.

Resumindo, eu estou me dando muito bem com o Formato Livre, ainda mais que é possível aninhar essas consultas e gerar relatórios muito bem feitos.

E tenho dito!!

Boa tarde,
Em conversa com Humberto.
Fizemos um teste aqui e colocamos o sample do phpjasperxml para rodar no servidor.
Funcionou Beleza.
Irei deixar para ele criar algo no Ireport e dizer se funciona bem a integração do ireport + phpjasperxml + SC.
Segue link temporário do samples:
http://www.simaoebuhler.com.br/teste/sample1.php
http://www.simaoebuhler.com.br/teste/sample3.php
http://www.simaoebuhler.com.br/teste/sample8.php
Observação: o ireport faz o relatório no estilo visual.
Vejam o vídeo http://jasperforge.org/website/ireportwebsite/IR%20Website/tutorials/podcast_2/podcast_2.html?header=project&target=ireport

Alexandre,

com pdf não dá para comparar, ideal é comparar relatórios complexos em html, pois com pdf podemos desenhar a vontade.

Haroldo,
Quer dizer mais ou menos como a idéia do phpreports so que livre?