Por falta de mantenedores a extensão interbase foi retirada do core do php7.4.
O dia que o Scritpcase começar a usar o php 7.4 pode-se compilar esta extensão baixando-a da PECL.
A extensão interbase permitia o acesso nativo ao firebird e interbase com algumas funções que o pdo_firebird não possui.
Mas enquanto não houver mais mantenedores fazendo as correções aconselho o uso do pdo_firebird.
https://wiki.php.net/rfc/deprecate-and-remove-ext-interbase
Não sei se esse novo forúm permite era legal, você montar uma ‘enquete’ qual o banco de dados, usado em produção com Scriptcase, para a gente poder ver o que o pessoal usa para ter uma ideia geral.
Acho que isto não tem neste fórum jailton
Eu nao entendo o motivo, mas pelo que pude ver no link do Jair, o firebird nao ocupa uma boa posicao no ranking.
Embora eu simpatize o firebird, nunca o usei na pratica. Meus projetos usam apenas MariaDB.
Firebird é mais para quem tem ou tinha sistemas em DELPHI, usa servidor tcp/ip local ou web, para
facilitar o trabalho, mas se for mexer só com web, PHP é mais prático o MySQL/MariaDB, que
se integra 100% um ao outro, tenho usado SQLite em instalações stand alone para sistemas pequenos 5 usuários no máximo e o cliente não precisa de hospedagem externa, funciona muito bem também.