Popular campo em branco em outra tabela

Tenho um formulário Mestre detalhe onde o detalhe busca(Select) em outra tabela diversas informações: nome, valor, qtd etc.

No entanto, essa tabela tem mais de 40 mil registros e no campo valor, 20% estão em branco.

A ideia era, se o campo valor tiver em branco redirecionar do detalhe para esse formulario da tabela no respectivo registro que está em branco, o usuário seta o valor manualmente, depois volta para o detalhe para terminar o procedimento.

O cliente gostaria que quando tivesse o campo em branco o próprio usuário preenchesse o valor do campo.

1 Curtida

preencha o valor no próprio detalhe se estiver vazio, e ao salvar localize a tabela em questão e salve o valor. Para que complicar se pode ser simples?

1 Curtida

A ideia seria o seguinte:

Ao preencher o detalhe, a rotina seria fazer um if se o campo_valor = ‘null’ se sim redireciono para a tabela com o id_campo = ‘{id_campo}’ e o user seta o valor e depois volta para o detalhe para o preenchimento já com o valor populado na tabela.

Que pena que não entendeu o que eu sugeri.

Como eu encontraria esse registro se tem mais de 40 mil registros?

A ideia passada pelo Haroldo é que vc tendo selecionado um determinado registro e este estiver com o valor vazio, o usuário vai informar o valor ali e além de salvar o valor no detalhe, vai salvar lá na tabela onde vc buscou esses dados. Creio que seria isso e acho que é muito mais fácil fazer desta forma que redirecionar pra outra tela e depois voltar.

No respectivo registro que está em branco: Como você localizaria o registro aqui?

Olá Haroldo,

Vou detalhar melhor:

Tabela 1 (Formulário Mestre)

Tabela 2 (Detalhe)
Faz um select na tabela 3 no campo valor.

Obs: entendi o que vcs falaram, se o campo tiver vazio, somente preencher. Tranquilo aqui

Tabela 3 (tabela onde encontra-se o registro valor para setar no detalhe - tabela 2)
Aqui é a dúvida, que talvez vcs não teria entendido ou eu Não entendi a sugestão de vcs.

Como na tabela 2 detalhe vou fazer um select na tabela 3 e se tive em branco setar o valor na tabela 3? sendo que é um select? Essa é a questão.

Usar apenas o valor como
Índice na tabela 3 que possui uma massa grande de registros não vai rolar, precisa de mais campos alimentados para trazer apenas 1 registros.

Esqueci de mencionar. Na tabela 3 tem ID, Nome, valor etc

Mas você terá esses dados na tabela 2 para poder usar no select da tabela 3?

Tabela 2 vai vir em branco para eu popular com QTD, total etc e com os dados da tabela 3.

Tabela 2: Nome, valor(select tabela 3), qtd, total

Tabela 3: Nome_procedimento, valor etc