Plano de contas

Algum dos amigos já montou uma aplicação de plano de contas usando o SC?

Sim.
Com código de contas estruturada e parametrizado o número de dígitos por segmento do código, e parametrizado também o número de segmentos.
Agora com o menu dinâmico é possível criar uma arvore para melhor visualização, tenho pensado nisso, só falta tempo.

Harold,

É justamente em arvore que estou tentando montar, mais até agora sem sucesso.

Voce pode usar o menu dinamicamente, ou criar na unha uma consulta.

Harold

Consegui montar usando a própria consulta do SC, ficou em arvore e usando a funcionalidade da macro sc_redir, as contas e sub contas podem ser incluídas e alteradas. Ficou como esperado.

Obrigado

Se a estrtura de código for fixa, tudo bem, mas e se esta for variavel?

Não tentei fazer variavel, no meu vai até até 4 níveis.

Ah, beleza então, resolvido seu problema.
Legal.

George, estou com a mesma necessidade, poderia me enviar um exemplo ou um print da tela?

Grato

andre@dptec.com.br

Montei em três níveis, é o que vc precisa?

Isso mesmo, 3 níveis. Ótimo.

George, estou quebrando a cabeça com isso.
Você se incomoda em repassar algum tipo de informação, print ou aplicação exportada para que eu possa estudá-la?

rodrigo@softideias.com

Obrigado.
Rodrigo Araújo

Tb gostaria de receber se possível valterjrs@hotmail.com

Tô precisando também Georges, pode me mandar gustavoocarvalho@gmail.com

Olá Jorge Boa noite.
Teria como enviar pra mim também. Estou com a mesma necessidade de 3 níveis. ticelso@gmail.com

Obrigado

Amigos, não tenho mas o exemplo, procurei em meus backups e não achei.

Bem, eu tenho um plano de contas bem simples. Apenas com 4 Dígitos, mas você pode fazer ate com 10… Não vejo dificuldade. fiz da maneira mais fácil possível, os códigos são dinâmicos, e a consulta SQL é o segredo de tudo.

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/plano_contas-jpg

Então, como fiz:

Criei um container pra cada plano (Receitas e Despesas);
Depois para cada criei um Grid Editável (View) com os campos [idplano_contas_r (int aut-inclement) , cod (varchar), descricao(varchar)];

Na consulta eu uso apenas o SQL pra trazer tudo relacionado a cada Número:
Por exemplo, tenho:

1. ADMINISTRATIVO
    1.0.0.1 - Papel
    1.0.0.2 - Cola
    1.0.0.3 - Canetas
    etc…

2 - RECURSOS HUMANOS
2.0.0.1 - 13ª Salário
2.0.0.1 - Férias
etc…

Usando o LIKE, se no caso eu escolher o Nº “1” consigo trazer TUDO que há no grupo de “ADMINISTRATIVO”, …Porém, caso escolha o Nº 1.0.0.3 Ai vai retornar apenas dados relacionado a “Canetas”. E assim por diante.

No campo da consulta coloco:

SELECT descricao FROM plano_contas_r WHERE idplano_contas_r = {idplano_contas_r} ORDER BY descricao

Onde: plano_contas_r é relacionado a (Receitas).

E no evento onScriptInit coloco:

[code]//aqui verificamos se o where está vazio, se tiver colocamos a clausula WHERE o idplano_contas_r

if(empty({sc_where_current})){
sc_select_where(add)=“WHERE idplano_contas_r LIKE ‘[var]%’ AND idunidade = [unidade]”;
}
//aqui se o codigo nao tiver vazio adicionamos um AND pq a clausula já tem o WHERE
else{
sc_select_where(add)=" and idplano_contas_r LIKE ‘[var]%’ AND idunidade = [unidade]";
}[/code]

O segredo esta na variável “[var]”… onde através do LIKE percorre de acordo com o Número escolhido. E seu valor é de “Saída”. Lembrando que isso é uma consulta pessoal, sendo assim vamos usar um Filtro pra finalizarmos tudo.

Então no onValidate do “Filtro” na consulta fiz:

//aqui apenas pegamos o campo e adicionamos o valor que queremos na variavel global

[code]if(!empty({idplano_contas_r_TMP})){
$sql = “select idplano_contas_r from plano_contas_r where plano_contas_r = ‘{idplano_contas_r_TMP}’”;
sc_lookup(rs, $sql);
[var] = {rs[0][0]};
}
else{

echo 'Erro!';

}
[/code]
Testado e Plano de Contas funcionando perfeitamente.

Espero ter contribuído. Abraço a todos.

se alguem puder me mandar um exemplo pra eu estudar, pois estou tentando fazer essa aplicação porem sem sucesso.

rennan@necessario.com.br