PHPExce nao gera planilhas corretamente

Prezados amigos

Eu uso o PHPExcel para gerar algumas planilhas, tanto no formato XLS , quanto no XLSX .

O problema é que as planilhas são geradas mas perdem formatações importantes, como cores e formulas, e provavelmente algo mais que desconheço.

A titulo de exemplo, eu gerei uma planilha XLS para mandar para um site do governo federal, e o sistema rejeitou. Entao eu abri a planilha no Excel e salvei sem mexer numa linha. Depois eu tentei enviar novamente e o sistema aceitou. Entao deve ser algum BUG no PHPExcel que esta gerando a planilha num formato diferente.

Eu gostaria de saber dos amigos se alguem ja passou por isso, e se tem alguma sugestao de como resolver.

Vi uma postagem sobre a descontinuidade do PHPExcel, e que a netmake nao dá nenhum sinal se vai continuar usando essa biblioteca, ou se vai incluir outra mais atualizada.

O fato é que até lá, eu fico sem tantas opções, pois não quero instalar bibliotecas externas, queria usar o que já vem com o SC.

O que os amigos sugerem que eu faça?

Este projeto acabou este ano…inclusive o suporte…

no git informa que deve migrar para o seu sucessor…

O problema é que eu nao costumo instalar bibliotecas externas, sempre prefiro usar as bibliotecas nativas.

Mas como pôde ver, se quiser continuar usar sem problemas terá que colocá-la…