Permissão para o campo

Bom dia pessoal,

Como fazer que em um determinado campo ao se tentar digitar um valor o sistema solicite o usuário e senha (só para aquele campo) e caso o usuário e senha não tenham permissão de editar o campo o sistema informe isto.

Num é mais fácil você validar no carregamento do formulário se o usuário tem permissão para editar determinados campos e liberar ou não esses campos? Porque validar no momento da digitação acho que será uma tarefa bem complicada.

Neste caso não da Saulo, deixa eu te explicar porque, e um form de vendas e qualquer user pode cadastrar uma venda, mais so pode dar o desconto com a autorização do gerente, entendeu ?

Entendi, não seria mais fácil então, você permitir que todos montem o pedido e ao efetivar o mesmo se houver desconto ele peça a senha de efetivação liberando ou não aquele pedido? Aí você poderia inclusive no log registrar com a senha de quem aquela venda foi liberada.

Poderia até ser, se for mais fácil, como farei isso Saulo ?

Bom a lógica é simples, eu não sei como você controla suas vendas mas você poderia definir um tipo de status, e quando o pedido for ser efetivado ou seja quando ele for ser contabilizado como venda nos seus relatório ao o usuário selecionar este status o sistema verifica se o pedido tem algum desconto acima do permitido, se houver o sistema apresenta uma tela (pode ser até modal) e solicita a senha de liberação, sendo feita a liberação o sistema registra em alguma tabela de log o código do pedido e quem fez a autorização daquele pedido.

Claro que dependendo a forma como o seu sistema foi feito não será tão simples implementar este processo pois ele depende de configurações um tanto específicas, mas nos grandes ERP´s tudo gira em torno desse tipo de situação e a maioria utiliza este artifício de controle de permissão.

Acredito que a efetivação poderia ser feita com um botão php, ele seria responsável por fazer estas validações e aceitar ou não a solicitação de efetivação, lembrando que o status “efetivado” deverá bloquear o pedido (venda) para alterações posteriores evitando assim problemas no seu controle de estoque, expedição, comissões, etc…