Pegar usuario do Active Direcory (o que esta logado na rede)

Bom dia pessoal,

Estava afastado do fórum (mas não do SC), mas agora estou precisando de ajuda de vocês.

Estou desenvolvendo um sistemas de demandas, como funcionara?

O sistema servira para designar uma determinada tarefa para um usuário, nele a pessoa que abrira a demanda ira colocar os dados (nome da pessoa que realizara a demanda, descrição, data inicio, etc e também anexos como planilha, etc), na hora que for aberta a mesma o usuário da rede terá acesso a mesma.

Perguntas:

1. Como salvar o nome e matricula do usuário no sistema para que ele não precise colocar seu usuário e senha do Active Directory;
  2. Deverá existir uma opção em que eu possa ter que selecionar vários usuários que terão acesso a visualizar e tratar a demanda, por exemplo, tenho duas áreas independentes com usuários dependentes que poderão e deveram dar andamento na demanda. Como no sistema marcar dois ou mais usuários para que eles tenham acesso a mesma demanda?
  3. Como fazer com que as demandas que estejam com o status de concluído não apareçam mais para este usuário e sim somente para o usuário que abriu a demanda:
  4. Como mostrar cada registro da tabela de uma cor diferente? Ex: as linhas em que o status esteja com a palavra concluído fique com a cor azul, quando o status esteja com o status homologado fique em amarelo.

Agradeço pela ajuda antecipadamente