Pedido de orientação e ajuda para formula simples

Olá, sou usuário novo e estou aprendendo na marra…Estou com dificuldades para fazer uma operação simples mas não achei nada escrito no forum nem no manual ou talvez eu não esteja sabendo procurar…vou explicar…

Tenho 1 formulário simples com 3 campos e quero que quando o usuário coloca na quantidade 3 itens por exemplo ele automaticamente calcule o valor do campo total baseado no campo valor unitário…

campo 1 - quantidade - coloquei variável quantidade
campo 2 - valor unitario - coloquei variável unitario
campo 3 - total - coloquei variável total

A operação seria essa acho:

function multiplicacao($quantidade,$unitario)
{
$total=$quantidade*$unitario;
return ($total);
}

Pergunta bem ignorante mas onde coloco essa instrução ???

Adicionei no metodos php e chamei de multi_01 e no evento onaplicationinit coloquei multi_01 (); mas não deu certo, tentei no refresh para testar e no insert e nada também. Olhei a seção de macros mas não entendi direito como colocar essa operação. Se tiver algum colega que pudesse me dar uma orientação sobre isso eu agradeceria pois acho que aprendendo a fazer essa operação eu consigo fazer o resto…

Olhei nos vídeos e nada também. Também não vi nada relacionado a sessão por exemplo eu coloco o nome da sessão no scriptcase com ou sem $ ? Nessa formula eu coloco para gravar as sessões também ?

Coloca seu código em eventos ajax do formulário:

{total} = {quantidade} * {valor_unitario};

O campo total do formulário recebe o produto do campo quantidade x o valor do campo valor_unitario.

Lembrando que no SC os nomes de campos são representados assim: {nome_campo}

Lembra também de colocar o mesmo código nos dois campos, quantidade e valor unitário para quando o usuário mudar o valor, executar o código e quando mudar a quantidade executar também.

Oi Cleyton, obrigado por me responder !!! Mas agora eu fiquei mais perdido ainda pois eu adicionei o codigo que você falou mas nada funcionou…poderia se não te der muito trabalho me dar o passo a passo do zero para eu saber o que estou fazendo de errado ? Aguardo seu retorno…voltei de viagem e agora não saio mais da frente do micro para resolver essa pendência rs…Feliz ano novo Cleyton…

Poste ai como está fazendo exatamente.

Eu adiciono essa operação em “programação - métodos php”

function multiplicacao($quantidade,$unitario)
{
$total=$quantidade*$unitario;
return ($total);
}

tenho um form_vendas com vários campos ok

Peguei 3 campos e coloquei dessa forma

campo quantidade = onde está escrito “Nome da Variável” eu coloquei quantidade sem $
campo unitario = onde está escrito “Nome da Variável” eu coloquei unitario sem $
campo total = onde está escrito “Nome da Variável” eu coloquei total sem $

onde está escrito Gravar Variável eu coloco sim ou não ? em cada campo ?

No eventos ajax eu coloquei assim:

Escolha o Campo para criar um evento - campo quantidade - qtd

Escolha o Evento no qual deseja executar o Ajax - OnChange

Campos que vão ser passados como parâmetros:

selecionei os 3 campos = qtd / valor_unit / valor_total **** Correto ???

posterior a isso eu adicionei o código que vc me passou

{total} = {quantidade} * {unitario};

salvei e executei e nada…

onde estou errando ???

Vlw pela paciência…

Em campos que vão ser passados como parâmetro, não escolha nada.

{total} = {quantidade}*{unitario};

supondo que estes são os nomes dos campos no seu formulário.

Vou testar agora e já posto…blzinha…vlw

Não funfou !!!

Como posso estar esquecendo algo…Segue as Screen do que fiz…

1 - http://www.erenha.com.br/1.JPG

2 - http://www.erenha.com.br/2.JPG

3 - http://www.erenha.com.br/3.JPG

ta ligado que o tu ta atribuindo o resultado da multiplicação ao campo {total}, mas pelo vi na lista do teu campo foi {valor_total} …

ta correto o nome do campo {total}?

Oi Diogo blzinha ? Vlw por me ajudar…

Mas está como nas fotos mesmo o correto é {total} e na formula o que conta é os nomes que dei nas variáveis dentro do campo “Nome da Variável” correto ?

Não não … nome da variavel eh usado caso voce deseja salvar o valor interno numa variavel de sessão APÓS o processamento, quando vai navegar, para isso, deveria ter marcado em cima o radio Gravar Variavel para sim.

Apaga esses nome de variavel que nao vai te ajudar(pelo menos para o que voce quer agora) e simplismente basta fazer usando o nome dos campos locais(do jeito que eles estao escritos no menu do lado esquerdo), no seu caso:
{valor_total} = {qtd}*{valor_unit};

Basta botar isso no evento ajax onchange de qtd e tambem para valor_unit … para quando qualquer um dos 2 mexer. Ou poe isso num methodo voce vc tinha feito e coloca apenas a chamada do metodo nesses 2 eventos.

Deu certo agora ! ! ! Na realidade dentro de toda essas operações que eu estava fazendo somente essa ({valor_total} = {qtd}*{valor_unit}:wink: era necessária. Outra coisa que eu estava errando que você deu um toque era ao nome do campo que na realidade eu estava usando o nome da variável que tinha colocado. Então para ficar mais claro para quem estiver com o mesmo problema que eu caso seja usuário iniciante é apenas usar essa formula lembrando que tem que usar o nome do campo original da tabela e não do label como eu cheguei a tentar também…

Cleyton Euler e Diogo Toscano MUITO OBRIGADO PELA AJUDA E ATÉ A PRÓXIMA DÚVIDA KKKKKK.

Aos colegas minhas saudações…

[]´s
Erenha