PDO

Olá pessoal !
Tenho estudado a utilização do PDO para conexão a bancos de dados e uma vantagem desse recurso é a independência de banco de dados. Como o Scriptcase utiliza o PDO, uma aplicação desenvolvida pode ser considerada independente de banco de dados, ou seja, pode ser utilizada com qualquer banco de dados que tenha driver PDO ?
Se eu tiver a licença MYSQL do Scirptcase, minha aplicação vai funcionar com Postgres ?
Obrigado.

Teoricamente sim, a restrição estaria somente no ambiente de desenvolvimento, nunca fiz esse teste.

Quanto ao PDO, não confiaria tão cegamente nessa possibilidade, já ouvi relatos de sistemas que foram estruturados em cima de driver PDO e depois apresentarem alguns problemas bem críticos ao ser feita a migração de DB.

PDO é um bom recurso se usado com critério bem definidos e uma boa documentação dos métodos e procedimentos pra ficar fácil de identificar o erros.

Os erros costumam ser de sintaxe de comandos SQL. Uma classe PDO para conexão ao BD não resolve as sucintas diferenças de sintaxe nos comando do restante da aplicação.

Para comandos básicos (select * from tabela) funciona bem.
Para comandos caraterísticos de cada banco haverá falha.
Por exemplo se tiver que alterar uma “sequence” no Firebird com a sintaxe: ALTER SEQUENCE v1 RESTART WITH v2, ao mudar o banco para postgresql a sintaxe ALTER SEQUENCE v1 RESTART WITH v2 há muita chance (99,9%) de funcionar. Os dois tem sequence.
Mas se mudar para mysql não irá funcionar, não há sequence em mysql. Eu não estou falando de autoincremento, mas da sintaxe sequence.
Entendeu?

Obrigado pelas respostas pessoal. Entendo que o ADO pode ser um caminho para ter as aplicações independentes de bancos de dados, mas com restrições. Há que se testar e testar e testar…