Haroldo,
Atuo com sistema em linux (servidor) desde 2004, e em todas as empresas têm pelo menos o servidor em linux, pronto!
Na estação utilize o que quiser, basta configurar o putty.exe para acesso ao sistema e acabou o problema de multi-plataforma, pois com servidor ninguém usa como estação. Então, não trabalho para instalar sistema em windows, se fosse dar opção iria preferir o Solaris, Unix, …, menos o Windows, como trabalho sozinho não quero perder meu tempo em resolver problemas do tio Bill.
Link Simbólico é algo assim, o arquivo não está a onde você quer, então você cria um link simbólico, este aponta para a localização do mesmo
Posso ter um arquivo em /_lib/arquivo
e no diretório do sistema /sistema/lib/[b]link_que_aponta_para/_lib/arquivo[/b]
Além de poder criar um link simbólico para dizer para o Sistema Operacional onde ele está, também posso criar um link “físico”, onde o Sistema Operacional cria um arquivo igual ao original, e caso seja apagado algum deles, o outro permanece com o mesmo conteúdo.
Em sistema Unix / Linux / Solaris consigo fazer muita coisa que windows eu fico amarrado/limitado.
Não quero passar que estou falando mal do windows, pois quando começei nesta área (1987), iniciei com o DOS 1.0 e utilizei até 2003, quando iniciei estudos com o linux, e entre 2004/2005 fiz todos os cursos de linux na www.elaborata.com.br em Curitiba, e confesso, nunca mais vou trabalhar com windows, nestes últimos 9 anos o meu trabalho é voltado apenas para novo produto e consultoria com os clientes, menos resolver problemas que havia antes com o windows.
Att,
Jocimar