Passar a tesoura no SC

Amigos,

A publicação de sistemas desenvolvidos no SC é um pouco trabalhosa, diria melhor, demorada.
O arquivo zip, gerado é enorme.
Pelos meus parcos conhecimentos, a cada aplicação diferente, é preciso enviar todo aquele cabedal de arquivos para a hospedagem.
Isso demanda muito tempo, pois tem hospedagens que limitam o tamanho dos arquivos para upload/descompressão.
Sem contar, o espaço usado.

Bom seguem as perguntas:
- O que dá para eliminar das "bibliotecas que estão no zip?
Por exemplo se minha aplicação vai ser apenas em português, eu não preciso daquele monte de arquivos referentes a outras línguas.
Se uso apenas o Mysql, não preciso dos arquivos referentes a outros bancos
- Como usar apenas uma pasta “_lib”, para todas as minhas, diferentes aplicações?

Não é trabalhosa.
Eu faço publicação automatica via ftp direto, desseleciono bibliotecas comuns etc, e é quase instantâneo.

Haroldo, quando digo do trabalhosa é em função do tamanho.
Tem provedores que não aceitam arquivos grandes. E 60 mega ultrapassa muito o limite deles.
Dai tenho que dividi-los em menores.

Também estou usando FTP para enviar os dados, apesar de ter lido em alguma mensagem do forum que devíamos evitar isso por causa da proteção interna do SC, que pode ser danificada e “bagunçar” o nosso programa.

Uma dúvida: como posso compartilhar a pasta _lib para diversas aplicações?

Tks

Sim entendi.

ë porque vc esta usando a tipica e esta enviado o prod e a _lib juntos, geralmente só fazemos isso na primeira publicação do sistema, e a _lib (css, botões, imgs) na primeira publicação da aplicação, quando for atualização não precisa deixar habilitado essas opções.

vai clicando em avançar:
quando chegar a opção (dasabilite)
[ ]Desabilite Publicar com os arquivos comuns(css, botões, imagens, mensagens)

Haroldo,

é isso que comecei a fazer.

Só incluo a opção (CSS, botões,etc) quando atualizo alguma imagem.

E quando a compartilhar a pasta _lib para diversas aplicações que, em princípio, ficam em diretórios diferente. O que você me diz?

Você diz projetos diferentes usando o mesmo prod?

Quero dizer:
Projetos diferentes usando as mesmas rotinas do SC.
Todas aquelas bibliotecas que são comuns a todas os projetos, poderiam ficar apenas em um lugar compartilhado e as aplicações ficarem somente com aquilo que é específico delas.
Acho que ficou mai claro. hhe

Olá,

No linux, se usar o link simbólico vai ficar como você quer!

Att,

Jocimar

Quando falamos em bibliotecas o sc encara de duas maneiras diferentes:

1. Quando a biblioteca tem apenas uma única Function: O SC ao gerar o código incorpora ao script principal da aplicação o código convertendo as macros em códigos acessíveis pela aplicação.

2. Quando a biblioteca tem várias códigos , Classes, functions, etc. O SC cria um arquivo na pasta da aplicação e usa o include para incorporar esse arquivo em tempo de execução. Aqui sim concordo em jogar tudo para uma área comum de bibliotecas, mas não o faz.

O que é link simbólico?

E no Windows como fica?

Acredito que temos que ter sempre uma solução mult plataforma.

Haroldo,

Atuo com sistema em linux (servidor) desde 2004, e em todas as empresas têm pelo menos o servidor em linux, pronto!
Na estação utilize o que quiser, basta configurar o putty.exe para acesso ao sistema e acabou o problema de multi-plataforma, pois com servidor ninguém usa como estação. Então, não trabalho para instalar sistema em windows, se fosse dar opção iria preferir o Solaris, Unix, …, menos o Windows, como trabalho sozinho não quero perder meu tempo em resolver problemas do tio Bill.

Link Simbólico é algo assim, o arquivo não está a onde você quer, então você cria um link simbólico, este aponta para a localização do mesmo
Posso ter um arquivo em /_lib/arquivo
e no diretório do sistema /sistema/lib/[b]link_que_aponta_para/_lib/arquivo[/b]

Além de poder criar um link simbólico para dizer para o Sistema Operacional onde ele está, também posso criar um link “físico”, onde o Sistema Operacional cria um arquivo igual ao original, e caso seja apagado algum deles, o outro permanece com o mesmo conteúdo.
Em sistema Unix / Linux / Solaris consigo fazer muita coisa que windows eu fico amarrado/limitado.
Não quero passar que estou falando mal do windows, pois quando começei nesta área (1987), iniciei com o DOS 1.0 e utilizei até 2003, quando iniciei estudos com o linux, e entre 2004/2005 fiz todos os cursos de linux na www.elaborata.com.br em Curitiba, e confesso, nunca mais vou trabalhar com windows, nestes últimos 9 anos o meu trabalho é voltado apenas para novo produto e consultoria com os clientes, menos resolver problemas que havia antes com o windows.

Att,

Jocimar

Eu ja tenho cliente que usa progress e nao tem odbc para Linux.
Mas a maioria ficam no meu cloud Linux.

O termo simbolic conheço como aliás. Entendido e obrigado por explicar.

Os maiores arquivos que eu vi enquanto fazia upload eram os de CEP. Não cheguei a testar sem eles, mas da pra economizar bastante no upload se isso nao gerar erro.

Aliás pelo preço que pagamos no SC a Netmake podia tirar esses arquivos de cep de dentro do sistema e fornecer um webservice ou pelo menos dar a opção já integrada ao sistema.

Eu implementei uma função com um webservice da http://www.republicavirtual.com.br/, o problema é que não dá pra garantir que a base esta atualizada com a dos correios, mas funciona muito bem.

Saulo este cara desenvolveu um plugin que consulta direto da base dos correios:
[font=arial]github.com/viniciusluiz/brasil-endereco [/font]

Não sei o que aconteceu com o link no post anterior segue novamente

https://github.com/viniciusluiz/brasil-endereco