Passagem de campo SQL como parâmetro

Boa tarde, queridos.

Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que passei a manhã procurando tópicos que me ajudassem, mas nenhum me ajudou o suficiente ou ficou pela metade. Sou novo no ScriptCase, e estou com bastante dificuldade em algumas coisas, mas tenho urgência quanto ao que escreverei a seguir.

Tenho uma aplicação grid, onde carrego uma simples combobox com os nomes de escolas que, logicamente, no BD têm seus respectivos códigos, cujos quais são chaves primárias. Quero saber como posso, ao iniciar esta aplicação grid e selecionar o nome no combobox, fazer com que o código referente a este nome (no BD COD_ESCOLA) selecionado no combobox seja atribuído a uma variável global para que eu possa carregar em outras aplicações (mais precisamente outras grids) essa variável e montar os gráficos que preciso montar, a partir de um SELECT com esse código da escola que passei por parâmetro.

Quero saber como criar uma var. global pra receber este valor (e onde criar, onde inserir o código. Em um evento? Ou em alguma outra opção que me deixa escrever um código php). E como fazer nas outras aplicações pra carregarem essa var. global, se é que já não é carregada automaticamente, por ser global.

Mais precisamente ainda, essas outras grids com gráficos de selects feitos em tabelas distintas ficam num container junto com a grid da combobox, ou seja, seria meio que um refresh, assim que eu selecionar um nome.

Parece que quero o programa pronto, mas não é. O programa é enorme, mas tô muito confuso com o scriptcase. As abas (FILTRO, RESUMO, APLICAÇÃO…) têm opções extremamente parecidas, me confundo muito. Não consigo saber onde colocar as coisas. Já tentei de muitas formas e não consigo…

Desde já, muito obrigado.

Att,

Marcos Serpa

nas propriedades do campo vc pode criar uma variavel com o valor do mesmo.

Pô, mas onde? Peço que as respostas sejam um pouco mais precisas/explicativas. Como disse no texto acima, tô muito confuso quanto ao excesso de opções parecidas, o que torna o framework pouco intuitivo…

Onde fazer isso ou aquilo, e como? Esse é o meu problema. Na verdade, se alguém conseguir me explicar a minha dúvida, acho que 60% ou 70% das minhas possíveis dúvidas futuras também estarão sanadas. Só preciso me situar e essa seria uma boa forma.

Obrigado…

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=2552.msg10092#msg10092

Sim, meu caro, porém o que você me mostrou é referente a formulário. Essas opções não existem no item “Campos” da Grid…

Tenho uma aplicação grid, onde carrego uma simples combobox <-- isso da entender que é um campo do tipo select.

depois que o fabricante deu uma nova nomenclatura as aplicações de consulta ficou confuso relatar claramente a aplicação a que nos referimos pois também temos aplicações formulario do tipo GRID.

Se você está se referindo a um campo do tipo select no filtro de uma consulta, pode utilizar a sc_ser_global (veja macros) no evento onvalidate.

A maneira como expressar suas duvidas vai resultar em respostas mais claras ou não.

Completo esse texto com o link: http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=2552.msg10092#msg10092

Caro,

é uma aplicação “tipo Consulta”, ou seja, quando escolho “Criar Aplicação”, escolho o primeito tipo, “Consulta”.

É sim um campo tipo select no filtro de uma consulta, como você supôs. Eu sei como criar globais, cara. O problema, mais uma vez, como eu explique na dúvida, é “onde” fazer isso. Como, também já disse, acho muito confusas as opções do scriptcase. Entendi que é no onvalidate, mas como fazer ela receber o campo do SQL?

Ex: SELECT cod_escola, nome_escola FROM escolas

No onvalidate:

$nomeEscola = blablabla;//aqui, qual a sintaxe (o “blablabla”) para fazer receber o campo cod_Escola que foi “setado” na combo? Para que aí sim eu, ao clicar no “Pesquisar”, o onvalidate seja ativado e a global receba este valor, o qual pretendo passar pras outras aplicações (Todas tipo Consulta, e todas dentro de um Container - como se fosse um refresh, ou seja, fazendo todas serem carregadas ao mesmo tempo… - OBS: a combobox é o primeiro widget do container).

Abração

Existem macros que informam o o where atual, o where gerado pelo filtro.
Como solicito no link, estude bem todas as macros do sc para saber o que elas podem lhe ajudar ou não.

De qualquer forma pode aguardar que outro colega aqui possa te ajudar melhor, pois eu realmente tenho dificuldades em entender os questionamentos aqui postados.

Uma sugestão pessoal (minha). Todos que estão no forum estão com intuito de aprender e outros em passar o que sabem. Para encurtar caminhos, não se aprende no forum mais tira-se duvidas do que voce aprendeu com o manual do fabricante, estudo das macros, base de conhecimento, etc etc etc… o proximo passo e testar e não dando certo (que é normal de todos que estão iniciando algo ou até nos mais experientes), recorremos ao forum… Não podemos confundir o forum com suporte pago ou algo assim. então resumindo… se sugestão fosse boa, nao era dada e sim vendida… mais, dá uma estudada legal nesses meios que o fabricante disponibiliza e ai sim… manda bala no forum… vlw e qualquer duvidas, todos estarão trocando experiencias com essa ferramenta que é maravilhosa, mais como tudo, tem muito a crescer e aperfeiçoar em algumas coisas tb… um abraço !!!

Temos pessoas muito “prestativas” que não ganham nada participando e auxiliando neste forum (caso do Haroldo (manja muito), Diogo (apesar de trabalhar na NM, poderia restringir-se somente ao suporte, chat, ajuda pra caramba) entre muitos outros que voce vai perceber nas visitas ao mesmo.