Passagem de campo SQL como parâmetro

Boa tarde, queridos.

Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que passei a manhã procurando tópicos que me ajudassem, mas nenhum me ajudou o suficiente ou ficou pela metade. Sou novo no ScriptCase, e estou com bastante dificuldade em algumas coisas, mas tenho urgência quanto ao que escreverei a seguir.

Tenho uma aplicação grid, onde carrego uma simples combobox com os nomes de escolas que, logicamente, no BD têm seus respectivos códigos, cujos quais são chaves primárias. Quero saber como posso, ao iniciar esta aplicação grid e selecionar o nome no combobox, fazer com que o código referente a este nome (no BD COD_ESCOLA) selecionado no combobox seja atribuído a uma variável global para que eu possa carregar em outras aplicações (mais precisamente outras grids) essa variável e montar os gráficos que preciso montar, a partir de um SELECT com esse código da escola que passei por parâmetro.

Quero saber como criar uma var. global pra receber este valor (e onde criar, onde inserir o código. Em um evento? Ou em alguma outra opção que me deixa escrever um código php). E como fazer nas outras aplicações pra carregarem essa var. global, se é que já não é carregada automaticamente, por ser global.

Mais precisamente ainda, essas outras grids com gráficos de selects feitos em tabelas distintas ficam num container junto com a grid da combobox, ou seja, seria meio que um refresh, assim que eu selecionar um nome.

Parece que quero o programa pronto, mas não é. O programa é enorme, mas tô muito confuso com o scriptcase. As abas (FILTRO, RESUMO, APLICAÇÃO…) têm opções extremamente parecidas, me confundo muito. Não consigo saber onde colocar as coisas. Já tentei de muitas formas e não consigo…

Desde já, muito obrigado.

Att,

Marcos Serpa

nas propriedades do campo vc pode criar uma variavel com o valor do mesmo.