Os links do meu grid não aparecem em um formulário Mestre-Detalhe

Criei uma aplicação mestre-detalhe onde o detalhe é uma aplicação do tipo “grid”.
Quando eu executo o grid direto, aparece o link para o formulário de edição dos registros e o botão “Novo” para incluir novo registro.
Porém, quando executo a aplicação mestre o grid mostra mais os botões e os links.

Exemplo:

Formulário mestre-detalhe. Os links do detalhe somem.
http://rco.locaweb.com.br/scriptcase/mestre-detalhe-img1.png

Formulário detalhe executado direto do Scriptcase. Os links do detalhe aparecem.
http://rco.locaweb.com.br/scriptcase/mestre-detalhe-img2.png

Obs.: O grid não é um grid editável. Não pretendo usar grid editável neste caso, pois o número de campos de grande para ser editado no grid, ficando melhor serem editados em um formulário separado mesmo.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado,
Ricardo Cesar
Proativa Software Ltda.

Vá na ligação do com seu detalhe na aplicação mestre e habilite, a Edição,Inculsão e Exclusão de Registros que devem estar desabilitadas.

Harold, não há estas opções na minha ligação Mestre-Detalhe.

Veja:

http://rco.locaweb.com.br/scriptcase/mestre-detalhe-img3.png

Att.
Ricardo Cesar

nesta imagem que mostra, clique em edição da ligação.

Não tem as opções.
Acho que estas opções aparecem quando a ligação é feita em um form, mas não aparece para consulta.

http://rco.locaweb.com.br/scriptcase/mestre-detalhe-img4.png
http://rco.locaweb.com.br/scriptcase/mestre-detalhe-img5.png

Ricardo, você conseguiu resolver o problema?
Estou com o mesmo problema dos botões não aparecem quando a consulta esta como detalhe.

Obrigado

Não Tiago, não consegui examente. Fiquei meio frustrado com as soluções para contornar…

Eu consegui resolver o problema do link usando um link de campo. Mas o botão “Novo” na parte do detalhe não aparece quando uso aplicação do tipo consulta. Quando a aplicação detalhe é um grid editável, o botão “Novo” aparece.

Estou tentando achar uma forma prática de resolver isto.

Você sabe como criar um botão que tenha comportamento similar ao botão novo? Explicando melhor, um campo ou botão que eu possa colocar no formulário mestre, que clicando me envie para o formulário de edição de um novo registro detalhe. Sabe como fazer isto?

Consegui!

Consegui contornar os problemas. Criei um form que tem como detalhe uma consulta. Esta consulta possui links de campo (os de aplicação não funcionam) que apontam para um form que edita os detalhes. Para resolver o problema do botão “Novo”, eu criei um botão PHP no formulário mestre que chama diretamente o form do detalhe, sem passar pela consulta, através do sc_apl_conf e sc_redir.
Os problemas de retorno para o formulário anterior, que havia na consulta (problemas com iframe - a aplicação não retornava para a aplicação mestre, mas sim para o detalhe), eu resolvi passando o endereço do mestre para onde eu quero que retorne na ligação, através do parâmetro “URL de saída da aplicação chamada”.

Agradeço a todo que me ajudaram.

Abraço,
Ricardo Cesar

Engraçado mas cheguei na mesma solução que você, criar um botão no formulário mestre ligando diretamente ao formulário da consulta do detalhe.

No suporte o atendente me informou que os botões das consulta que ficam como detalhe são desabilitados mesmo, ele me informou que passaria esse ‘bug’ para uma possivel mudança.

Enquanto a mudança não sai, ficamos com nosso “contorno”.

Abraço.

Pois é…
Valeu!

… E até hoje não resolveram esse “BUG”.

Valeu NETMAKE !

Depois de dois dias esquentando a cabeça resolvi procurar solução aqui antes de postar algo e pelo visto é bug conhecido que ainda não tem solução…

tenho um formulário que contém um detalhe que é uma consulta e esta consulta tem uma ligação de aplicação para o formulário que edita seus registros, porém quando executa o formulário mestre o botão de edição do registro não aparece quem diria o de NOVO o que faz com que sejamos obrigados a fazer a gambiarra que os amigos mencionaram acima pra resolver o problema…

que pena… esse ponto merecia uma atenção e prioridade de solução afinal de contas é algo básico de uma aplicação de mestre/detalhe quando o detalhe possui muitos campos é inviável administrar sem ser dessa forma

Senhores,

Alguns botões criados pelo SC e botões criados pelo usuário não são mostrados na aplicação de detalhe. Este é o comportamento default do mestre-detalhe.

att,
Bernhard Bernsmann

Ola Bernhard Bernsmann, isso nós ja percebemos, porém pense conosco

Temos um formulário e um mestre-detalhes e no detalhe por ter muitos campos precisamos mostrar primeiro uma consulta dos registros (detalhes) existentes para aquele mestre com apenas alguns campos e um botão de novo, para o caso de não existir nenhum ou seja dar a opção do usuário criar um novo registro detalhe o que é óbvio se existe a opção do detalhe ser uma consulta…

Caso isso não esteja parecendo óbvio pra voce, te pergunto, qual a forma “orgânica” (simples e correta) de fazer isso no SC um detalhe que seja uma consulta com a opção do usuário poder editar/criar novo registro quando este detalhe possui muitos campos, o que não é fácil de fazer com uma simples ligação de formulário com formulário

qual sua sugestão? ja que o SC não faz isso como estamos querendo fazer

Infelizmente… poderia ser diferente!!!

Nada impede de carregar o detalhe em um Iframe manualmente e essa situação não ocorrerá.

Gustavo,

Talvez seja interessante no seu caso adicionar um campo do tipo imagem a grid e criar uma ligação neste botão para um form.

Ou colocar num Iframe como o Haroldo sugeriu.

att,
Bernhard Bernsmann