Ordenação de Resumo por Valor

Bom dia pessoal, tenho um relatório Resumo que traz o TOP 10 de gastos (tipo curva ABC) porém quebrando por categorias de gastos.
Para trazer o TOP 10 por gastos consegui filtrar com uma query e com sc_select_where(add) porém não consigo ordenar pelo valor decrescente como segue a imagem.
A ordenação correta seria pelo número em vermelho que coloquei, alguém tem alguma dica?

Você usou no SQL “order by” no campo total.

Então o problema é que esse valor é composto por diversos registros, a soma dessas linhas, como a exibição é resumo ele classifica pelo fornecedor.
Com order by ele ordena apenas a consulta mas o resumo não.

E se vc fizer as somas no próprio sql ao inves de usar o resumo da grid?
Dai faz uma “grid resumo”, onde pode definir as quebras?

Então para pegar o TOP 10 fiz isso porém a exibição tem que ser mês a mês dinâmico, como no resumo, lado a lado cada mês.
Essa é a grande questão, tenho diversas outras aplicações que faço esse “grid resumo” que é uma boa saída, mas essa em específico não vou conseguir deixar tão dinâmica, tendo em vista que pode-se filtrar 1 mês até 3 anos, nesse caso eu precisaria de um campo para cada Mês.

Rodrigão,

Nesses casos eu costumo criar uma tabela temporária, e lá já obtenho os registros que desejo na ordem que desejo também.

Não sei da sua disponibilidade de criar tabelas no seu banco de dados. Mas se sua licença for para mais de um banco, usa o sqlite como tabela temporária, também funciona legal, apesar de ter que popula-la via php e não direto pelo banco, mas se forem poucos registros não há diferenças na performance.

Eu aprendi que lutar contra o SC as vezes não vale apena, mas vale a pena pedir melhorias desse tipo.

Obrigado a todos pelo retorno. Haroldo vou fazer alguns testes, acredito que vai resolver sim. No caso já vou trazer minha query com group by e sum para interpretar o resultado final e depois montar a famosa “grid resumo” conforme nosso amigo Jorge sugeriu.

Fácil, faz a SQL na ordem da Quebra (Que já usa - Nome Fornecedor) + Valor Total Descendente.

O problema é que quebrando por categoria podem vir X fornecedores. No caso já consegui filtrar os 10 primeiros ordenando ordem inversa, a grande questão seria mesmo classificar o resumo por valor.
Vou fazer o teste com tabela temporária mesmo.

Obrigado.