Oportunidades e Desafios no Mercado de Trabalho para Desenvolvedores Scriptcase

Olá, comunidade Scriptcase!

Tenho acompanhado nos últimos dias as vagas disponíveis para desenvolvedores Scriptcase e percebi que são bastante limitadas. Diante disso, gostaria de abrir este espaço para trocarmos ideias e refletirmos juntos sobre as oportunidades e os desafios que enfrentamos no mercado.

Particularmente, considero o Scriptcase uma ferramenta excelente — prática, poderosa e ideal para projetos próprios ou soluções rápidas. No entanto, quando se trata de posicionamento no mercado de trabalho, fico em dúvida sobre o custo-benefício de investir tempo em dominar a ferramenta, já que, ao meu ver, ela ainda é bastante nichada.

Gostaria muito de ouvir as opiniões e experiências de vocês:

• Quais são os principais desafios que vocês enfrentam como desenvolvedores Scriptcase no mercado atual?
  • Vocês conhecem grandes empresas que utilizam Scriptcase? Há como acompanhar essas oportunidades com mais clareza?
  • Existe alguma iniciativa ou comunidade que esteja promovendo o uso do Scriptcase em projetos de maior escala ou com maior visibilidade?

Convido todos a participarem da discussão e compartilharem seus relatos, dicas, estratégias e sugestões. Acredito que, com a colaboração da comunidade, podemos fortalecer nossa atuação e expandir as possibilidades para quem trabalha com Scriptcase.

1 Curtida

Boa tarde.
Utilizo SC na minha empresa de software desde 2017.
Respondendo a questão dos desafios de desenvolvedores SC, acredito que é o mercado de trabalho. Outros frameworks estão a frente, e o conjunto delas resulta em soluções mais robustas. Dá para fazer em SC, talvez, mas tem que conciliar rotinas em banco de dados e outros recursos como eu faço e tem me atendido.
Se há grandes empresas usando, pode até ser, mas para pequenas aplicações para complementar ou integrar legados. Se alguém conhece e quiser postar aqui, é bom para a base de conhecimento.
Desenvolvemos em SC mas com 99% de regras de negócio em banco de dados. Isso garante melhor escala de processamento, mas é um tipo de sistema que precisa ser construído assim.
Quando se fala em BI, as ferramentas não são de BI como eles dizem, então temos que aplicar técnicas de DataWareHouse de ETL, extrair isso via rotinas de banco de dados com as técnicas corretas, e dai vc utiliza o SC apenas para mostrar, mas precisa de conhecimento para poder fazer isso funcionar em um banco com tabelas fatos e dimensão com alguns milhares de registros.
A integração com outras plataformas, como emissões de notas e documentos fiscais tem boa aderência e funciona bem.
Recomendo para desenvolvedores que tem conhecimento profundo de um negócio ou ramos específico, investir em soluções próprias, pois SC não é visto como emprego que remunera mais do que vc ter um negócio e conhecer o negócio.
Também recomendo conhecer bem o SC, conhecer um negócio e criar uma solução a partir do seu conhecimento e contratar programadores SC para crescer o seu sistema.
Conhecer o mercado é essencial.
É claro que temos grandes programadores de SC que ganham muito bem, e cai por terra isso que eu possa ter dito, mas é o que eu sinto do mercado.
Abraços.

2 Curtidas

Normalmente pego vagas para desenvolvedor PHP puro, ai o Scriptcase é usado como um complemento ao projeto, já que ele se integra também a varias API de terceiros, ai só
ir interligando tudo e no final tudo da certo.

Por isso é bom saber programar em PHP / SQL / Javascript puro e não depender apenas do que o Framework vai fazer.

2 Curtidas

@Henriqueberaldo , @Jailton , agradeço demais pelas contribuições valiosas! Vocês trouxeram insights que reforçam exatamente a dualidade do Scriptcase: ferramenta ágil para tipos de projetos específicos vs. desafios de carreira de mercado .

Na minha opinião, o Scriptcase precisa de uma reinvenção urgente no suporte a dispositivos móveis se quiser se tornar relevante no mercado atual. A falta de recursos robustos para mobile é um gargalo que mantém a ferramenta restrita a nichos específicos, enquanto o mundo avança para soluções cada vez mais responsivas e orientadas a mobile-first.

Sem uma evolução significativa nesse aspecto, o Scriptcase continuará sendo visto apenas como uma solução para aplicações internas ou sistemas administrativos – perdendo espaço para frameworks mais modernos e adaptáveis.

Boa noite.
Eu venho do tempo do dbase III plus/clipper, depois passei pra VB e C#. Usei miro e GAS (gerador automático de sistemas, tanto pra clipper quanto pra vb).
De 2009 pra cá, tenho usado quase que exclusivamente o sc para todo tipo de demanda (desde a v4). Nesse meio tempo passei por algumas empresas de diferentes áreas e usei o sc sem dificuldades. Já integrei sistema feito no SC com c# pra windows mobile e até autocad.net pra geração de mapas. Minha experiência com sc é tanto como autônomo, quanto como clt.

Hoje atuo em uma empresa que trabalha com clientes gigantes do BR, considerados de segurança nacional, por isso não posso revelar exatamente do que se trata. O cliente que eu atendo com exclusividade usa um erp feito 99% em sc, com banco oracle (antes disso era feito em delphi). São aproximadamente 3000 aplicações, 1200 tabelas, alguns terabytes de banco. Uma ou outra tela foi feita usando vue, geralmente em dashboards dinâmicos, o resto é sc puro. Acho que o lance é não ficar dependente do sc pra tudo. Tem que usar os recursos de banco como o colega acima citou, tem que as vezes dar um olé em uma ou outra coisa engessada usando JS, isso é um fato. Para o grosso do trabalho ele dá conta tranquilo, na minha opinião.

Hoje em dia já não uso mais algumas coisas nativas do sc, como o módulo de segurança, o log e até o menu principal. Preferi eu mesmo construir as minhas ferramentas. Meu menu por exemplo é feito numa blank, 100% responsiva e com vários recursos que o menu original ainda não tem. Uso bastante tcpdf (bibliotecas externas feitas por mim tb) pra agilizar a confecção de pdfs (reportpdf pra mim é o que há de pior no sc). SP, view e trigger são fundamentais. Enfim, é usar o que ele tem de melhor que é gerar aplicação em massa, passar a complexidade pro banco e resolver externamente onde ele é limitado.

Eu me aposento daqui uns 7 anos, espero continuar usando ele até lá, até pq eu não tenho mais paciência nem tempo de ficar estudando os melhores frameworks de todos os tempos da última semana rsrs.
Grande abraço.

Agradeço mais uma vez pelas respostas ricas e sinceras que estão sendo postadas aqui. É bom ver que, apesar da baixa movimentação na comunidade, ainda temos colegas experientes dispostos a compartilhar suas vivências.

Meu contexto: além de utilizar o Scriptcase no dia a dia, sou programador PHP, JavaScript, jQuery, etc, o que me permite criar adaptações próprias dentro da ferramenta, seja com rotinas personalizadas, seja desenvolvendo interfaces mais modernas e funcionais. Muitas vezes acabo ignorando os recursos nativos (por exemplo o Dashboard no SC) mais engessados e construo minhas soluções em Blanks ou integrando códigos externos.

Mas confesso que o que mais me desaponta, e queria ouvir se mais alguém sente o mesmo, é perceber que uma ferramenta com décadas de existência ainda tenha uma presença tão tímida no mercado de trabalho (como especialização). Basta uma busca rápida em plataformas de vagas para constatar que as oportunidades envolvendo Scriptcase são raras.

Outro ponto é o baixo engajamento da comunidade. São sempre os mesmos “guerreiros” que tentam ajudar e manter o ambiente vivo. Falta renovação, falta divulgação da ferramenta, falta incentivo para que novos devs vejam potencial nela, falta engajamento na netmaker AQUI no fórum. Enquanto isso, outros frameworks surgem com marketing pesado, comunidades ativas e fortes.

Eu vou falar o que ninguém tem coragem de falar.
O que você sente não é de hoje, faz anos que esta assim… E não sei se a Netmake tem planos de mudar. Já cansamos de falar no fórum.
Mas tenho que dizer que assim como uma empresa depende de seu dono para dar certo.
O uso do Scriptcase também depende de quem comprou a licença.
E eu vejo pessoas (empresas) desistindo logo de cara com o pouco lucro que obtiveram ou mesmo com as dificuldades enfrentadas.
Mas também vejo pessoas (empresas) com sistemas funcionando a nível estadual, nacional e com grande história de sucesso no uso de Scriptcase.
E a diferença mais notável entre este dois tipos de usuário é que os que mantém sistemas de sucesso e de grande porte raramente vem aqui no fórum postar algo.
Sei de algumas empresas que até desconhecem a existência do fórum, comunidade no whats, telegram, etc.
A equipe de desenvolvedores tenta resolver diretamente as questões.
E com soluções que nem sempre estão aqui no fórum.
Eles mantém estas soluções para bugs, segurança, gambiarras,etc, trancados a sete chaves.
Tem também um grupo de usuários que preferem trocar ideia primeiro pelo whats, telegram, sinal de fumaça… E somente em último caso vem aqui no fórum.
No dias atuais o chatgpt, copitlot, etc tem sido uma mão na roda. Com eles você apenas tem que rever as soluções propostas, se estão corretas e irão funcionar. Não temos mais que quebrar a cabeça em muita situações. Embora ache que IA não seja para dev junior e isto é papo para outra hora.
Então você deve ter a ideia de baixa movimentação da comunidade em virtude destas situações e outras que nem citei aqui.

PS: Oportunidades de emprego não sei dizer muito pois sou PJ. Mas olhei no google com a seguinte pesquisa: “emprego trabalho scriptcase” e apareceram vagas. Embora dê ideia de um nicho específico pela quantidade de vagas. Deixo para quem é CLT compartilhar a experiência

2 Curtidas

Achei interessante, como faz para ter acesso a esses outros canais?

Enviei convite para o grupo do telegram em PVT. No whats os administradores tem que convidar

1 Curtida