Armazenamento de arquivos em banco de dados é algo muito discutido nos fóruns, eu particularmente acho que o desempenho é sim comprometido visto que a maioria dos SGBD´s não são especializados neste tipo de armazenamento não fornecendo por exemplo a opção de compressão dos arquivos armazenados.
Digo que o desempenho fica comprometido e é fácil explicar, todo banco de dados sofre quando o volume de dados armazenados aumenta isso é fato, acontece com banco de dados, computadores, celulares, são mais áreas ocupadas sendo usadas, agora pense uma imagem com resolução baixa tem cerca de 60 - 100 kbytes, agora 1 caracter corresponde a 1 Byte façamos as contas então:
60 Kbytes = 61440 bytes (caracteres)
100 Kbytes = 102400 bytes (caracteres)
Ou seja pra armazenar uma imagem com resolução bem ruim ou pequena você ocupa o espaço correspondente a um cadastro bem feito e completo de uma pessoa com histórico escolar e uma redação de 50 linhas.
A melhor forma de verificar o que estou dizendo seria fazer um sistema e mandar gravar as informações das duas formas em banco diferentes e aí com certeza veríamos que que o banco que armazena as imagens internamente começaria a perder desempenho mais rapidamente, acredito que existam maneiras de otimizar os bancos de dados para este tipo de situação mas acredito que o custo e o trabalho não seriam aplicáveis a um projeto de pequeno ou médio porte.
Complementando existe este banco de dados solução nacional para armazenamento e gestão documental digital.
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=3673574