Opinião sobre a ferramenta SC 8

Pessoal vi a evolução do Scriptcase 8, realmente creio que o trabalho tem sido duro ai pra vocês e inegavelmente está ficando cada dia melhor, porém considero que uma das coisas que são mais imporantes não foi mexido que é a interface final para o usuário, ou seja, os templates de apresentação dos formulários.

A ferramenta em si é excelente mas comprei o produto com a ideia de simplificar ao máximo o meu trabalho e uma sugestão que gostaria de dar com usuário da ferramente é a seguinte: Inserir o formato CSS do Bootscrap que hoje é usado em quase tudo quando o assunto é interface e desenvolvimento web e que a ferramenta peca em não disponibilizar.

Embora eu até consiga deixar as telas numa forma mais agradável isso me custa muito tempo, mas ainda não atinge todo o potencial pois por exemplo nos botões Novo, Editar, Excluir, não consigo deixar um de cada cor…entre outros detalhes particulares. Pelo menos trabalhando dentro da aplicação SC não consegui!

Quando preciso criar containers na página inicial também, achei fraco a apresentação e ficam deslocados e desproporcionais, ou seja, não fica uma coisa agradável de se ver…quebra o galho mas não dá um aspecto de profissionalismo para o cliente final.

Ainda no formulário de edição ou inclusão, quando preciso inserir por exemplo a foto de um produto, o método existente é horrível a imagem não fica na posição que preciso ao lado de vários campos por exemplo, isso precisava ser melhorado também!

Para finalizar eu até hoje não pude usar a ferramenta em nenhum dos projetos porque nos finalmentes ela acaba me deixando na mão, mas quando estes detalhes forem melhorados eu acredito que será a melhor ferramenta do mercado neste segmento.

Por hora acho que são as principais coisas que percebo na ferramenta, no demais é perfeito, mas pra mim somente não adianta, tem que ser para o meu cliente.

Att,

Michael D. Belmonte
Gestor em TI
Systronic Tecnologia

Systronic, só há uma maneira de integrar o Bootstrap ao SC. Modificando os parâmetros do BootsStrap no próprio CSS. Eu andei estudando isso e funfou, o problema que se torna praticamente inviável o trabalho. Eu desisti!

Explicando melhor! O SC gera seu próprio código e suas Classes e Divs são baseada em nomenclaturas típicas do scriptcase. O BootsStrap usa seu padrão. Exemplo:

class=“input-medium search-query”
class=“table table-striped”
class=“table”
class=“text-left”
class=“muted”
class=“text-warning”
class=“text-success”
class=“initialism”

etc… Ou seja, um monte de classe que não faço nem ideia de quantas existe (Não contei).

Eu inspecionei elementos do SC e modifiquei no próprio CSS do BootsStrap os nomes das classes colocando o do SC e funcionou. Porém o trabalho é surreal. E sem falar que não consegui modificar os botões. Ou seja, iria me dar um trabalho sem noção de tempo.

Outra alternativa:
Hoje eu prefiro mexer no tema por completo. Todo meu tema é 100% customizado desde as bordas do form, quanto os label’s, input’s, erros padrões do SC (Mensagens), etc. Foi a única alternativa pra agradar visualmente os usuários.

Se a NM tiver realmente como investir em um colaborador para fazer essas modificações talvez a integração nativa se torne possível. Mas que o trabalho é grande é.