Por que em alguns formulários essa opção não existe e em outros existe na mesma aplicação.
Estou usando a 8.00.0047. mas ja aconteceu em versoes anteriores. O porque que me intriga pois deveriam ter mesmo comportamento. Caso os colega tenham a resposta de como voltar essa opcao ou se tem algo a fazer na grid ou ligacao. Vi no forum pra mudar pra modal. Mas ao quero pois o resultado não é satisfatorio.
quando uma aplicação chama outra o botão sair se transforma em voltar.
quando a aplicação é chamada direto pelo menu, botão sair desaparece pois não tem para onde sair. Aí usa-se a opção sair como sendo um item no próprio menu.
O conceito do sc para o botão sair já foi discutido extensivamente aqui no forum.
E um formulário chamado de um grid. O grid está no menu. em outro form tambem chamado de uma grid tem a opcao “sair da aplicação” em Aplicacao -> Navegação.
A opcao sair após inclusão continua. Mas o caso e depois de uma alteração continua no form.
Agora na postagem onde alterei as imagens da pra ver.
Ambos em ambiente de desenvolvimento. Um form tem a opcao outro nao tem. Na mesma aplicacao e ligacao do grid com form da mesma forma. ( grids diferentes, forms diferentes )
Pessoal, estou aqui com a mesma situação… descobri o seguinte fazendo uns testes… se tenho uma aplicação form pura, o botão sair da aplicação aparece.
Entretanto, quando quero fazer uma ligação de captura (por ex.: tenho um id_devedor e quero capturar este id de outra aplicação(grid).), na hora que crio a ligação o botão sair da aplicação desaparece.
se deleto a ligação de captura o botão sair da aplicação volta.
O Haroldo tem razão nisto.
Não há erro nesta situação.
O próprio manual de uma grid na parte da ligação diz:
“URL de saída da aplicação chamada: URL de saida do formulário chamado. Caso não seja definido nenhum valor, o endereço de retorno (botão voltar) será a própria consulta.”
Se você tem uma ligação numa grid ou outra app é porque você quer editar algo que você viu na relação de dados que está incorreta e a ação normal após uma edição e voltar ao registro. Então faz sentido o botão sair virar “voltar”.
Agora se você chama um formulário direto é porque já sabe o que quer fazer seja inserindo, editando ou deletando e após esta operação acabou, não tem mais nada a fazer. Você irá para outra app realizar tarefas diferentes. Logo, faz sentido haver um botão sair
Agora se você quer que seu formulário tenha um comportamento diferente deste padrão vá no menu navegação atributos: URL de Saída e diga para onde seu formulário deve retornar. Ou crie seu próprio botão conforme sua necessidade.
Agora a situação do jrjairo é diferente o botão sair não aparece nas configurações.
Espero que eu não tenha confundido as coisas e ajudado mais que complicado.