Onde está a Netmake?

Postando uma reclamação aqui, porque não existe local apropriado no Fórum para tal.

Sou usário do scriptcase desde a versão 2.2, quando ainda era vendida através de licença pessoal ilimitada.

Tive dificuldades, erros, problemas e tudo o que já estamos todos acostumados a vivenciar num ambiente de desenvolvimento de softwares.
O que acontece é que, com a evolução da plataforma e todos os atrativos oferecidos, adquiri em 2009 a Versão TOP, tipo melhor das melhores, e cheguei a mesma conclusão que vários usuários aqui do Fórum: suporte da Netmake é Péssimo, Lento, Despreparado e trata o cliente com o maior descaso possível.

Já tive também em algumas ocasões a solicitação de envio de aplicação e tabelas do banco para que eles pudessem verificar, tive uma aplicação certa vez que não aceitava a utilização do comando number_format (que é simples e muito utilizado no php) em qualquer um dos eventos do formulário.
No entanto, quando passei esse comando para um método php, chamado através do evento que precisava, ele funcionava corretamente.
Enfim, foram mais de 25 dias de ticket de suporte aberto, a orientação foi para utilizar a função sc_format_num() do próprio ambiente, que não funcionava para o meu propósito, pois já havia testado. Concluí nesse momento a falta de preparo da equipe de Suporte.

Passando por essas situações, tenho um ticket aberto há mais de 10 meses, onde as únicas interações foram minhas mesmo, praticamente implorando por uma posição, que não recebi até hoje.

Agora, não diferente do que já tem ocorrido, acredito que não somente eu mas todos estamos com problemas nas aplicações de mestre / detalhe, onde ao carregar um consulta, a Ligação de Aplicação dessa consulta não funciona (a única que permite a inclusão e alteração dos registros), e já tenho um ticket aberto em 01/02/2010, portanto há 4 dias sem resposta nenhuma.
A sugestão dada no chat foi para que criasse um Campo HTML com uma ligação para “simular” o botão de editar e para o novo, um Botão de Formulário, que já tinha testado e também não funcionava. Foi então que conluí a lentidão para testes antes do lançamento de uma nova versão.

Mas o que é realmente melhor ainda, é que estou até agora, sem absolutamente nenhuma resposta no ticket. Concluí então o Descaso com o qual o cliente é tratado.

Não sei quanto aos demais colegas que contam com esse framework para desenvolvimento, mas acredito que trabalhamos com resultados, estes, obtidos com prazo e agilidade, além de comprometimento e principalemente Respeito com o Cliente que atendemos.

Gostaria de lembrar à Netmake, que não é um FAVOR que fazem ao colocar uma ferramenta de suporte, ou para tirar dúvida mas sim uma OBRIGAÇÃO, tendo em vista que pagamos muito bem por isso.

Hoje eu me sinto lesado, pois acima de tudo tenho somente mais 22 dias para renovar a minha licença Enterprise, o que estou muito inclinado a não fazê-lo e ainda por cima recorrer a uma ferramenta mais estável e que, a empresa que a desenvolve mesmo sem ter a mim como cliente, envia e-mails com informações e discussões para utilização de seu framework, com sugestões e dicas. Isso nunca me conteceu com a Netmake. A única orientção que tive foi: “Baixe o manual para ajuda”; ou ainda, o “Fórum é para discussão e troca de informação dos usuários, para o suporte…” enfim, Pague por isso!

Não fico revoltado com essa situação mas sim indignado com a empresa que vende um SERVIÇO de Suporte com valor informado separadamente e pelo que entendendo opcional e não te fornece nenhum contrato de prestação de serviços com cláusulas que garantam Prazos de Atendimento e Solução, o que é Direito do Usuário ou da Empresa pois somente envia uma Nota Fiscal de venda de Software sem mais informações.

No mundo em que vivo, EU acredito em Respeito e Comprometimento com o cliente. Compra quem quer, mas já que comprei, o mínimo que peço é para ser atendido. Não posso é ter que esperar a boa vontade alheia para ter meu problema solucionado, pois o meu Cliente, esse sim, necessita e merece o meu Respeito e Comprometimento.

Desabafo de um usuário da ferramenta Scriptcase, comercializada pela empresa Netmake.

Daniel D Santos

Bom dia a todos.

Caro Daniel,

O que acontece em alguns casos via ticket é a falta de informações adequadas ou incompletas repassadas ao setor de suporte. Quanto menos informações, mais lento será resolvida a questão.

Fiz um levantamento dos seus Tickets, e apenas 2 deles estão em abertos, mas respondidos. (Sobre Mestre/Detalhe)
O ticket que o senhor mencionou estar aberto há mais de 10 meses, está com status Fechado. Por isso não foi respondido.
O ticket aberto em 01/02/2010, apesar da demora na resposta dele, o analista responsável repassou o problema ao setor de desenvolvimento no mesmo dia.
As aplicações de consulta utilizadas como detalhe foram inicialmente programadas para apenas visualização dos dados, não sendo possível utilizar a ligação para editar os registros. Esta funcionalidade será uma nova implementação para próximas releases.

Na medida do possível, funcionários da Netmake tem acessado o Fórum e participado de alguns tópicos. Contudo precisamos preferenciar aqueles que pagam pelo serviço de suporte, senão não haveria necessidade da venda do mesmo.

Atenciosamente,

Vítor Jamil
Gerente de Suporte

Caro Vitor,

Entendi por completo a sua orientação e agradeço muito pela rápida atenção dispensada no Fórum.

Eu pago sim pelo suporte, que está vencendo em poucos dias.

Agora, quanto tempo a Equipe de Suporte demorou para me informar sobre os 2 tickets abertos referentes ao problema do mestre e detalhe? Eu falo, 7 dias, isso mesmo 1 semana.
Mas o agradável é que recebi agora um “Estamos passando as infromações para a equipe de desenvolvimento e vamos verificar…”. Mais uma vez ressalto, é muito demorado.

Agora, pela falta de detalhes, vamos lá: O que faltou detalhar? Sou um usuário da plataforma e acredito que esteja passando algo para o desenvolvimento (especialistas na ferramenta) de forma bem específica: Indiquei onde, como e quando ocorre o erro. Falo com segurança pois crei do zero a minha aplicação mais de 3 vezes para garantir que não fosse um erro meu, antes de abrir um ticket, e por mais que tentasse chegava sempre ao mesmo resultado.
O que mais precisaria mandar?
Não vou citar o ticket mais antigo, pois mudou a versão da ferramenta, mas continuo enxergando como ticket aberto, junto com os outros 2.

Como na versão 4 não tive nenhum problema relacionado a utilização do formulário com mestre / detalhe, confesso que não vi nada a respeito da alteração da funcionalidade para somente visualização, mesmo proque a documentação referente à versão 4 ou 5 não citava nenhuma limitação.

Por fim, peço que essa alteração seja realizada no prazo mais curto possível, pois tirando alguns problemas pontuais, a ferramenta é excelente e agilizou muito o desenvolvimento realizado por nós.

Vítor, mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

Daniel D Santos.

Sr.Vitor,

Por favor, sem churumelas. Também pago pelo suporte e acabei de comprar antecipadamente mais um ano de update e não comprei o suporte. O suporte da NM não funciona. Como o amigo citou, a NM não tem política de suporte. Vende suporte: Cadê as regras? Em que prazo e em quais condições deve-se ser atendindo?

Aproveito para dar-lhe um conselho: Melhore o seu setor ou vai ficar sem emprego, pois os usuários vão para de comprar o suporte. Pense com carinho nisso.

Sr. Cleyton,

Apesar do senhor não ter renovado com o suporte, o número de requisições tem aumentado a cada dia. Por isso, nem sempre é possível atender a todos com a agilidade necessária, mesmo assim a maioria dos clientes ficam extremamente satisfeitos.
Fato é que alguns clientes desejam realizar “treinamento” pelo suporte ou acham que podem ter um serviço de “consultoria” pelo chat.
O suporte serve apenas para tirar dúvidas de utilização e funcionamento da ferramenta.

Atenciosamente,
Vítor Jamil

Sr. Vitor

Escrevi a minha experiência com o suporte da empresa. Não me importa muito o quanto os outros clientes estão satisfeitos com o suporte quando eu mesmo, igualmente cliente, não estou.

Quanto ao FATO descrito pelo senhor, não me enquadro no rol deste tipo de clientes. Sou empreendedor no mesmo ramo que o seu há 10 anos e sei distinguir bem o que é um treinamento, uma consultoria ou um suporte.

Quando os desenvolvedores reclamam do suporte aqui, a maioria são de questões relacionadas com problemas de suporte no estrito sentido da palavra. É fato que isso tem que ser melhorado pela NM. Sei muito bem como é difícil lidar com tantas requisições de suporte, também tenho estes problemas, mas trabalho insistentemente na contrução das soluções e, faço isso com base no feedback dos meus clientes. Ou seja, é ouvindo suas reclamações que melhoro meus processos.

Neste sentido, registro minhas opiniões aqui no sentido de contribuir para a melhoria dos processos da NM. Gosto do SC. Indico o SC. Mas, também me queixo do suporte que não é adequado, ainda.

PS.: “O suporte serve apenas para tirar dúvidas de utilização e funcionamento da ferramenta.” Apesar de saber disso muito bem, não foi isso que o vendedor me disse quando estava sentado na minha mesa vendendo o SC. Talvez seja por isso que alguns cliente querem uma consultoria ou um treinamento pelo suporte.

Abraço,
Cleyton Euler

Bom Dia,

Primeiramente, peço desculpas pelo longo tempo sem interagir com o próprio tópico que criei.

É evidente que quando temos problemas devemos reclamar, e quando somos atendidos, temos que reconhecer e agradecer. No meu caso bem… como informei, minha licença estava para vencer, e por fim venceu. Nesse momento em meio a uma série de problemas da nova versão (v5), “descobri”, que depois que a licença com o suporte vence, nós não temos mais acesso à área de tickets, nem para visualizar os que foram abertos no passado. Então eu não tenho como saber se as minhas dúvidas e reclamações de quando tinha o suporte foram sanadas ou melhoradas no framework. O pior é que paguei por isso um dia.
Isso mesmo, paguei, fiz a pergunta quando tinha direito mas como meu prazo expirou, não posso saber o andamento que foi dado. Nem sei se fui atendido.
FANTÁSTICO! Tem coisas que só a netmake faz por você.

Eu estava na mesma situação do colega Cleyton, renovar ou não a licença com suporte? Já tive a minha resposta. Por fim, estou renovando agora a minha licença sem o suporte, que acredito ser o mais correto a fazer (enquanto não tiver regras, continuarei assim).

O impressionante é que agora o suporte é limitado, pois segundo a representante da Netmake em São Paulo, alguns usuários usavam muito e outros pouco, então tinha que haver uma compensação por isso… o que acontece é que, Sr. Vitor, na venda faço minhas as palavras do colega Cleyton, fui informado que dúvidas poderiam ser sanadas pelo suporte, pois a ferramenta poderia conter particularidades e algumas formas de utilização. Enfim, o que não pratico. Só recorro ao suporte em casos extremos.

Posso não ter realizado nenhum curso, nenhuma palestra ou encontro, mas sigo os fóruns e tiro dúvidas com a ferramenta de auxílio “google”, que passa muita coisa errada, mas também ajuda muito como tira dúvidas! A dúvida surge e quase sempre não dá para aguardar 2, 3 ou 4 dias para ser sanada. Se o profissional competente da ferramenta, não a conhece profundamente, é complicado tembém querer tirar dúvidas.

Cleyton, sabemos bem a diferença entre ter um treinamento, uma consultoria e tirar dúvidas, mas o suporte da Netmake não faz nada disso. Pelo contrário, irritam o utilizador.

Na primeira licença que adquiri em 2007 (v2), tive a utilização na ferramente orientada pelo manual (que por sinal melhorou muito), mas porque a ferramente era estável. O que aconteceu com a evolução da ferramenta foi a mudança de funções, inclusão de novas tecnologias, o que gera mais dúvidas.

Agora se pelo manual está escrito uma coisa, o utilizador da ferramenta sabe que pode fazer muita mais além daquilo que está escrito e quando mudam a versão, tiram funcionaliades, nesse momento caro Vitor, o utilizador vai reclamar no suporte. Não é por nada, mas se o manual não contempla corretamente tudo que a ferramenta faz, os desenvolvedores da Netmake devem estar perdidos…

Acredito que se o manual fosse melhor escrito e mais claro, além de explicar tudo o que pode ser feito em detalhes, mas ele é muito superficial, ensinar como gerar um formulário ou consulta, é o manual do principiante, onde está a referência para quem é mais avançado? Eu respondo de pronto: No Suporte!

Agora se a intenção é deixar o manual falho, para poder dar treinamento e cobrar por isso, desculpem-me novamente, mas agora pela minha ingenuidade.

Daniel D Santos.

Olá,

Eu sou usuário registrado desde Abril/2009 e contratamos também o suporte e hoje fiquei realmente INDIGNADO com o tratamento dado por um atendente da Netmake. Imaginem que eu queria saber onde colocar a função SC_RESET_GLOBAL() em uma consulta que é chamada por uma aplicação de filtro e que define uma variável como global. A resposta que tive foi: “o senhor pode colocar onde o senhor quiser, eu só não posso passar o código para o senhor”. Bom eu pergunto o seguinte: Se a função SC_RESET_GLOBAL() é do Scriptcase e não uma função em PHP e contando que o manual NÃO descreve ONDE se deve usar, não seria justo pelo menos dizer ONDE eu poderia colocar essa função? É impressionante esta resposta, pois eu não estava pedindo EXEMPLOS e sim saber ONDE eu deveria colocar a função, pra matar uma determinada variável que foi definida em uma aplicação de filtro.
Isso sem falar em outros problemas que enfrento tipo o somatório do resumo não está totalizando corretamente… tem aplicações de consulta que simplesmente não geram PDF, XLS e nem imprime, mas os dados aparecem na tela… E tudo isto sem respostas… desculpem o desabafo.

Bem-vindo ao clube Kleyber!!!

Enfim achei um tópico interessante, o suporte da NetMake é sim horrível desculpe o gerente ae, deixando aqui minha participação, trabalho numa empresa cuja utilização do scriptcase é total e integral e, como cai nessa já tendo boa experiência com desenvolvimento web dei sugestões de algumas coisas no suporte que até vieram na versão 5, certa vez mencionei que seria interessante o sc ter um forma de trazer o resultado de uma consulta ao banco de forma associativa para acessar as colunas por nome pois em tabelas “largas” é complicado ter que ficar contando linhas,

A resposta foi até rápida… mandaram dizendo que o sc já fazia isso e com um bloco de exemplo que não funcionou… ou seja o suporte nem conhece a ferramenta que vende, pois logo depois descobri que o sc trabalhava com a lib adodb e era só acessar a propriedade $this->db->fetchMode = ADODB_FETCH_BOTH para isso acontecer!

Pois bem Srs. acredito que todos tenhamos algumas dúvidas sobre a utilização de certas técnicas dentro da ferramenta Scriptcase.

Mas realmente é espantoso o que ocorre no suporte pois algumas vezes eles falam exatamente o contrário do que está escrito no manual, e em seguida, atualizam o manual. Não sei se é por despreparo ou o manual não acompanha as melhorias da ferramenta, mas fato é, embora eu já utilize a ferramenta há alguns anos, e tenha desenvolvido diversas aplicações com ela, ainda pairam dúvidas em comandos e situações que não fazem parte do cotidiano, principalmente ao utilizar alguma função mais “diferente” do Scriptcase.

Sei que muitos de nós (inclusive eu) acabamos recorrendo ao fórum só para obter respostas, e não respondemos a perguntas que às vezes são simples, ou apenas dúvidas de novos usuários. Eu reconheço que faço isso e, sem querer dar desculpas, geralmente o tempo que nos sobra é curto, e procuramos no fórum a nossa dúvida específica.

Estou relatando isso, porque vemos cada dia mais a falta de clareza do suporte, problemas sem solução, tickets sem resposta, enfim, algo está muito complicado a ponto de, por exemplo, não termos atualizações no scriptcase acredito que nos últimos 2 meses e pouco.
Estava justamente reparando nisso há pouco, quando aquela janela de alerta do login não apareceu falando que havia atualizações.

Agora, acredito ser muito válidas as iniciativas, como pro exemplo do Harold, que tem sistemas criados com a ferramenta, possui grande experiência na utilização e criou um site de conteúdo para tentar auxiliar os usuários da ferramenta. Isso é muito bom, a troca de experiências, a demonstração de funcionamento é a melhor forma de ensinar e tirar dúvidas.

Diferente do que os exemplos da Netmake prometem, e quando executamos verificamos que não funciona, não há necessidade de ser complexo nem difícil para ser bom, pelo contrário, quanto mais fácil, melhor.

Agora, alguns problemas como os relatados pelos colegas que utilizam PHP por CGI, ou FastCGI, são um mistério e afetam a todos.
Não devemos só reclamar, mas algums melhorias não são bem melhorias assim.

Sem prolongar muito, esse Fórum é uma excelente ferramenta para compartilharmos e conversarmos sobre Scriptcase e acredito que podemos fazê-lo ficar ainda melhor e com muito mais conteúdo.

Daniel D Santos.

Ola pessoal, sou da equipe de desenvolvimento e nem sempre estou muito envolvido no forum, mas sempre que posso eu entro e tento ajudar.

Caso voces queiram pedir algo que eu n veja no forum, voces podem tentar me enviar uma MP.

As vezes nos so respondemos que vamos analisar a sugestão pois ja temos uma pilha enorme de itens a serem implementados/corrigidos. Inclusive falaram da demora de quase 3 meses sem atualizações, mas voces ja devem ter visto o motivo, a nova versão 5.1 nao tem so coisas novas, como muita implementação e melhoria.

Qualquer duvida, ou solitação, enviem uma MP que posso tentar passar uma posição melhor do que estamos trabalhando.

Nesse ultimo mes de julho treinamos varias pessoas e estamos com um suporte totalmente renovado e estamos investindo muito em e-learning.
Estamos trabalhando com videos que eh muito mais explicativo, documentação foi quase refeita do zero pra tirar lixo antigo, atualização das imagens que de fato nem sempre acomponham o ritmo da equipe de desenvolvimento.

Mesmo trabalhando a noite, finais de semanas e etc … é muito grande. É um projeto enorme já.

E quando falamos que vamos analisar … é porque de fato ja vimos, esta na lista, mas temos que eleger o que é mais importante, não desmerecendo quem esta esperando, mas devido as necessidades. Nessa versão estamos recuperando chaves unicas(foregin key) de mysql, sqlite, postgres, sql server e tambem auto incremento, pois sempre que alguem criava aplicações tinha que ficar marcando. Tambem tentamos trazer mais pra junto de voces os exemplos(sistemas), entao se nao disponibilizamos pra voces a muito tempo os exemplos e todo mundo pedia, é porque estavamos trabalhando num sistema pra pessoa poder baixar, atualizar e poder importar quantas vezes quizessem os sistemas pra ver os codigos de exemplos.

E enquanto isso, ja estamos trabalhando e muito para as proximas versões … podem ter certeza :-p

So desculpe os erros de portugues. Estou escrevendo de casa, digitando a noite e são 1 da manhã. Sou trabalhador assim como vocês :-p

É a primeira vez que alguém da NM dá uma explicação aqui no Fórum sobre este tema. Parabéns Diogo. É disso que precisamos. É isso que esperamos da NM como fornecedora.

Diogo, boa tarde.
Concordo com a visão que foi explicada aqui.

No entanto, espero que a netmake entenda que eu, sendo seu cliente, tenho também do outro lado um cliente com prioridades e por isso nos exige comprometimento e PRAZO. Agora, eu repito que já havia falado antes, se eu demorar para atender o meu cliente, ele simplesmente reincide o contrato comigo e sou obrigado (de acordo com os termos de prestação de serviços que temos) a ressarcir o valor que nos foi pago além de possibilidade de incidência de multa sobre isso, mas não vou nem me alongar sobre valores…

Enfim, temos que seguir em parceria.

Nesse momento, o conceito que tenho sobre o suporte da Netmake é que ele não funciona, é ruim, desorganizado… enfim, um caos e explico o motivo, se a demanda é grande, existem saídas palusíveis: contratação de mais profissionais, recolocação, aperfeiçoamento dos profissionais existentes… o que não se pode fazer em nenhum momento é culpar o cliente e indicar que o problema vem sem informações, ou com muita informação ou na hora errada…

Já atualizei para a nova versão, verifiquei a criação do calendário, muito boa a sacada; sobre a edição e criação de novos eventos também, poderemos exercer um controle mais simplificado nas aplicações, o acesso para youtube e gmaps também foi uma idéia excelente e o dicionário de dados, pelo que verifiquei foi uma revolução.

Mas ainda tenho que concordar com o que outros colegas falaram aqui sobre a instabilidade que algumas telas exercem sobre o apache / IIS e pessoalmente enfrento algumas delas e o que pude notar é que justamente esse problema, que acredito ser o mais grave, ainda não foi solucionado.

Estou ilustrando que, na maioria das vezes as prioridades não são iguais e que devemos trabalhar para conciliá-las.

Espero que, pessoas como você Diogo, consigam levar mais consciência e visão humana para o departamento de suporte e que as coisas possam melhorar para todos nós.

Lembrando, não podemos só reclamar, temos também que ajudar!

Obrigado,
Daniel D Santos.

“Lembrando, não podemos só reclamar, temos também que ajudar!”

Gostei, acho que segue no principio da parceria sim. Precisamos entender as necessidades de vocês e tentar ajudar da melhor forma possível.

Em relação a instabilidade em relação a algumas telas no apache/IIS … conforme o scriptcase é apenas 1 codigo e testado em varios ambientes, posso afirmar, na maioria das vezes, que o problema é sempre do ambiente. o IIS novo é um terror pra colocar o PHP pra rodar. Atacaria primeiro sempre a troca do PHP. Principalmente quando trabalhei com oracle, antigamente era um misterio achar um PHP que nao desse crash de CGI ou que levantasse a extensão. Esse mesmo php as vezes não funcionava em outra maquina kkkkk

Mas pra não extender essa conversa aqui, tens o link do topico falando dos crashs pra eu poder dar uma olhada?

Diogo, bom dia.

Obrigado pela atenção.

Existem vários tópicos rolando aqui no fórum mesmo. Mas acredito que o principal seja http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=1555.30.

Lembrando que ocorre em versões diferentes de apache e IIS, com versões de Sistema Operacional variadas também.

Obrigado,
Daniel D Santos.