Bom dia.
Estou montando uma ferramenta de BI. E nela tenho uma tabela fixa, aonde os dados são injetados na carga da aplicação de gráfico (executa um procedimento para obter os dados). Sendo que os dados podem gerar de 1 a 5 dimensões e dependendo da opção selecionada antes de carregar pode gerar de 1 a 5 métricas. (não vou descrever todo o projeto)
Para minimizar o número de aplicações e evitar manutenção/criação de novas aplicações, quando disponibilizar uma nova opção de gráfico. A tela do gráfico se configura na inicialização (descrição das dimensões, das métricas, etc).
Nesse ponto vem o meu problema. Não localizei uma forma de desabilitar uma dimensão e/ou métrica em tempo de execução (ocultar igual fazemos com os campos nas demais aplicações, não ficando disponível para seleção na opção de Configurar Gráfico). Isso me obriga a criar N aplicações para prever as possibilidades ou fixar em uma quantidade máxima de dimensões ou métricas (exemplo 5 dimensões por 5, isso faz com que eu tenha 25 aplicações, todas idênticas, só mudando a quantidade de dimensões e métricas). Com a opção de desabilitar/ocultar em tempo de execução, me bastaria 1 aplicação, fora as possibilidades que surgiriam com esse recurso.