O scriptcase é uma ferramenta RAD web que faz uso de uma IDE+Framework.
O Scriptcase é uma RAD porque faz uso de diversas linguagens de programação (php+javascript e etc) e da reutilização de componentes tendo um ciclo de desenvolvimento entre 30 a 90 dias.
Como exemplo do framework “puro” usado pelo Scriptcase temos o “prod” sem nenhum aplicação que pode ser baixado aqui: http://downloads.netmake.com.br/downloads/v6/packs/scriptcase-prod-6.0.039-pt_br.zip.
Já o exemplo da IDE + o Framework sem aplicações pode ser encontrado aqui: http://downloads.netmake.com.br/downloads/v6/packs/scriptcase-6.0.039-pt_br.zip
RAD: Desenvolvimento rápido de aplicação. Termo registrado por James Martin em 1961 que enfatiza um ciclo de desenvolvimento de 30 a 90 dias. Tem subistuido o termo prototipação rápida. O RAD reutiliza componentes de programas já existentes ou cria reusáveis. São ferramentas automatizadas para construção de software. Um exemplo bem conhecido de RAD é o RAD studio X3 da embarcadero que tem como componentes as IDES DElphi, c++ Builder e etc.
IDE: Ambiente integrado de desenvolvimento é uma “ferramenta”, ou seja, um conjunto de aplicaçãoes, tipicamente consistindo de um editor de código, um compilador, um debuger e uma interface gráfica que pode ou não oferecer um ambiente amigável a um framework. como exemplos temos o Delphi, dreamwever, frontpage, HTML 5 Builder e etc.
Framework: Existem muitas denifições de framework vejamos a da wikipédia:
“Framework em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle.”
“Tirando os termos técnicos. Framework é um monte de bibliotecas, funções, classes e objetos reutilizáveis que no ajuda a poupar tempo e que são feitos por pessoas menos preguiçosas e mais inteligentes do que eu.”
A decisão mais dificíl fica no tangente ao uso de um Framework de terceiros no seu projeto.
É mais fácil alterar um framework feito por você ou por terceiros?
Novas funcionalidades são mais fácéis de colocar no seu Framework ou de terceiros?
O uso de frameworks ao meu ver somente compensa quando o fator tempo é decisivo.
Exemplos de Frameworks: Zend framework, cakephp, CodeIgniter, jQuery, Prototype e etc.
Este trabalho (resposta) foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada
PS: Sei que é rídiculo colocar a CC (Creative commons) aqui, mas se algum dia isto fizer parte de algo quero que reconheçam meu tempo gasto com estudos e pesquisas. Isto não quer dizer que o conteúdo acima é livre de erros.