Novo campo não grava no banco de dados

Bom dia pessoal,
Sou novo usuário do SC e tenho um sistema que roda na versão 8. Recentemente precisei importar um projeto pois mudei o SC de servidor. Toda importação fluiu corretamente, porém está apresentando um “bug”. Todo novo campo que incluo em qualquer aplicação/formulário não grava no banco de dados,… todos os que já existem funcionam perfeitamente, insert, update e etc. O último que inclui foi um campo de data. A conexão com o banco (Mysql) está funcionando normalmente.
Alguém já passou por isso? Pesquisei bastante e não consegui uma solução.

Esse novo campo você criou primeiramente na tabela?
Depois de criar na tabela, siga a sequencia: no SC, Formulário, Aplicação, Sincronizar Tabela.
Espero que ajude.

O fluxo foi exatamente este.
Primeiro na tabela, depois no formulário e por último em Sincronizar Tabela. E todo esse processo fluiu certinho. Sem erro algum. Mesmo assim não grava no banco.

Alguma mensagem é exibida nesse processo?

Tenta verificar em Aplicação; Configuração; Modeo Debug.

Então, no modo Debug a primeira informação estranha (ao clicar em Executar Aplicação) é que no select não aparece este novo campo. O nome dele é data_desvio.
(pdo-mysql): SELECT id, id_mov, id_area_resp, tipo_desvio, id_desvio, id_subnivel, tempo, impacta_df, id_material, id_corretiva, detalhamento, data_inclusao, usuario_inclusao from sit_cad_desvio_loco where id_mov=224767 order by id LIMIT 0,10

O outro ponto é que, ao digitar a data nele e mandar atualizar, o Update não o mostra, ou seja, atualiza todos os outros menos este novo (data_desvio).

(pdo-mysql): UPDATE sit_cad_desvio SET id_area_resp = 1, tipo_desvio = 'AG. MAT', id_desvio = 40, id_subnivel = 91, tempo = '12:00:00', impacta = 'S', id_material = 0, detalhamento = 'COMPONENTE NÃO TEM EM ESTOQUE.' WHERE id = 10277

Já tentou sair e logar novamente no SC?

Várias vezes.
Tentei também: recriar o campo, recriar a conexão com o bd, exportar a aplicação e importar novamente, exportar e importar o projeto inteiro. :frowning:

Nossa! Cria novamente a aplicação e manda o resultado, por favor.

Então, como não foi eu quem criou e vi que é uma aplicação um pouco complexa, pois tem bastante Ajax, Ligações e interage com outras, não queria arriscar nessa linha.
Não teria outra coisa que possa fazer?

A alternativa de recriar a aplicação foi exatamente baseada numa situação semelhante que passei.
Fiz o seguinte: Recriei a aplicação e copiei todos os códigos da antiga para a nova e deu certo pra mim. Acho que aquela minha aplicação antiga ficou seriamente corrompida e não valia mais a pena trabalhar no bug dela.

Entendi. Queria uma outra alternativa (se existir), mesmo que precisar reinstalar, pois imagina toda vez que precisar criar um campo, ter que recriar toda a aplicação, não seria nada produtivo e tb muito arriscado se considerar os relacionamentos. Infelizmente foram outras pessoas que desenvolveram e já não estão mais na empresa.

Pra tranquilizar, esse tipo de ocorrência comigo foram umas 5 vezes, em 13 anos com o SC.
Mas, talvez eu tenha entendido errado o seu problema e pode aparecer outro amigo solucionando esse caso.

Show. Te agradeço mesmo assim pela ajuda e vamos aguardar pra ver se alguém já passou por isso e tenha uma solução.

Alguém teria alguma outra alternativa?