Nome do Banco de Dados

Bom dia.

Como faço para visualizar, em um campo, localizado no cabeçalho do menú, o nome do Banco de Dados?

Walter,
Boa tarde,
Isto depende. Qual seu SGDB?
Por exemplo no Oracle temos SELECT * FROM V$DATABASE;
No mysql SELECT DATABASE(); mostra a database atual.
Logo, depende do SGDB.
Você faz o select e a resposta coloca no campo.

Obrigado Alexandre, pela atenção. Meu banco é MYSQL. Vou testar e retorno.

Olá Alexandre.

Ainda não consegui.

===
Fiz o seguinte:
No evento onLoad do menú, criei uma variável $_vBanco e atribui a ela o SELECT, ficando assim: $_vBanco = SELECT DATABASE();
A minha dificuldade é que não vi onde criar um campo na app do tipo menú, para receber o conteúdo da variável $_vBanco.

Diante disto pensei o seguinte:
Posso criar um ítem de menú que chama uma app control, e na control crio um campo e no evento onLoad do control faço o SELECT, mas aí esbarrei na minha pouca experiência no scriptcase, pois não consegui atribuir ao campo o valor da variável.

Você pode me ajudar em mais essa? Obrigado.

na app menu.
evento onapplicationinit
layout -> cabeçalho e rodapé
variáveis do cabeçalho
Escolha uma variável
no select coloque: valor
e no input a variavel $_vBanco sem ponto virgula.
somente isto.
Obs: não esqueça de deixar exibe cabeçalho como “sim”.

Olá Alexandre.
Fiz conforme a sua orientação, porém o app menu após as alterações não abre mais.

Quando eu retiro o SELECT ele volta a funcionar.

Fiz assim:
evento onAplicationInit do menu. $_vBanco = SELECT DATABASE();

layout -> cabeçalho e rodapé
variáveis do cabeçalho (valor) e no input $_vBanco

O que pode ser?

Walter,

Tentar mudar para variável global de saída.

Att,

Jocimar

Olá Jocimar. Eu estava justamente vendo isso agora. Uso também no cabeçalho do menú o nome do usuário logado e consigo com a variável global [usr_login] que é criada junto com o módulo de segurança do SC. O problema é que não encontrei na app menú onde se pode criar variáveis globais.

Walter,

Crie na app_Login (saída), e no menu apenas “trabalhe com elas” (entrada)

Att,

Jocimar

Olá Jocimar.

Então, e onde se criam as variáveis globais n app_login?

procurei em todos os lugares e nada. Consigo ver as variáveis, mas criar ainda não vi onde. Seria em algum evento? sem sim em qual?

att.
Walter

Walter,

Utilize os eventos da app_Login
Dê uma lida nos eventos existentes e veja como trabalhar as variáveis globais.

Att

Jocimar

walter para criar um variavel no php é so declarar.

[novavairavelglobal]= seuselect

pronto já esta criada

Depois basta configurá-la como de saída

Obrigado a todos mais uma vez. O negócio tá difícil. Criei a variável global no onIscriptInit da app Login e defini como de saída: [_vBanco] = SELECT DATABASE();

Na app menú, fiz a chamada da variável no cabeçalho: [_vBanco].

Ainda assim não deu certo. A aplicação nem chega a gerar.
O bom é que estou aprendendo várias coisas específicas do SC. Apesar de ter alguns anos de experiência em programação, com o SC estou tendo uma certa dificuldade. Bom se algum colega tiver mais alguma sugestão, estou no aguardo. Obrigado a todos.

Uma pergunta.
Na app menu em aplicação, configuração a conexão esta setada?

Verifica se essas macros te ajuda:
http://www.scriptcase.com.br/docs/pt_br/macros-scriptcase/macros-scriptcase#variáveis database

Variáveis de Database
São variáveis globais que contêm os valores de acesso à base base de dados, que estâo sendo utilizada pela conexão principal.

sc_glo_servidor	Contém o nome do servidor.
sc_glo_banco	Contém o nome da base de dados.
sc_glo_tpbanco	Contém o tipo do banco (mssql, oracle, mysql, etc).
sc_glo_usuario	Contém o nome do usuário conectado.
sc_glo_senha	Contém a senha de acesso.
sc_glo_senha_cript	Indica se a senha de acesso está criptografada (S/N).
sc_glo_decimal_db	Contém o separador de decimal utilizado (ponto ou vírgula).
Ex. 1:
$meu_banco = [sc_glo_banco];

Estas variáveis apenas informam os valores que estão sendo utilizados, não permitindo atribuição de valores.

É possível definir o usuário e a senha a ser utilizado para conectar com a base de dados, através da alimentação das seguintes variáveis.

sc_db_master_usr	Informa o login do usuário a ser utilizado.
sc_db_master_pass	Informa a senha a ser utilizada.
sc_db_master_cript	Inforna (S/N) se a senha está criptografada (ver macro sc_encode).

É importante observar que: o uso destas variáveis só terá efeito na execução das aplicações posteriores, e permanecerá durante toda a sessão (a menos que seja alterada).

Ex. 2: Suponha que, em uma aplicação tipo "controle", foi criado um formulário com informação do "login" e "senha". Estes dados devem ser utilizados para conectar a base de dados, durante a execução das aplicações do sistema, e gostaríamos de manter a senha criptografada.

$temp_pass = sc_encode({senha});
[sc_db_master_usr] = {login};
[sc_db_master_pass] = $temp_pass;
[sc_db_master_cript] = "S";

Olá a todos. Respondendo a Alexandre. Sim, a conexão está setada.

Agora deu certo, bastou atribuir à uma variável, a função global nativa do SC (sc_glo_banco) e no cabeçalho do menu, chamar a variável, exatamente como foi sugerido por Rodrigo.

A todos o meu muito obrigado, pela disponibilidade em ajudar.

Abraços,
Walter Florêncio