NFSe e XML NFe

Pessoal,

Eu usei, ou melhor, tentei usar, o SC na versão 3, naquela época a ferramenta não me empolgou, mas parece que atualmente a evolução é notável e estou pensando em dar uma nova chance ao ScriptCase, pretendo iniciar desenvolvendo um aplicativo com as funções de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletronica e também para baixar lotes de arquivos XML do porta nacional da Fazenda, alguém tem informação se esse tipo de aplicação que requer o uso de certificado digital entre outras particularidades, é possível desenvolver com o SC ? Alguém teria isso já desenvolvido em PHP por exemplo ???

Abraços.

Se você conhecer bem PHP, sem problemas, pois é nele que você vai programar.
O Sc é um gerador de código PHP, com um repositório para bibliotecas PHP e métodos PHP.

pretendo iniciar desenvolvendo um aplicativo com as funções de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletronica e também para baixar lotes de arquivos XML do porta nacional da Fazenda, alguém tem informação se esse tipo de aplicação que requer o uso de certificado digital entre outras particularidades, é possível desenvolver com o SC ? Alguém teria isso já desenvolvido em PHP por exemplo

Tem como fazer sim, lembrando que para cada estado há uma especificação nas NFs! Aqui há muitas pessoas que tem sistemas com Nfe/Nfs em SC.

Caros Haroldo, e Fred,

Grato pelas respostas.

Eu nunca programei em PHP, tenho uma noção por que já estudei um pouco a linguagem, estou vindo do Delphi, onde programo a quase 15 anos, e estou engatinhando na programação web, tenho visto um pouco de Java e de Ruby on Rails, mas acho que o melhor caminho neste momento pra mim é partir para uma ferramenta RAD.

Será que eu encontro aqui no forum, ou em outro lugar, dicas e informações de como desenvolver essas minhas aplicações de NFe, principalmente a questão de baixar os lotes de XML ??? Preciso ver como isso será ou não complicado fazer usando PHP, antes de decidir em comprar novamente o SC ou não.

Abraços,

http://www.nfephp.org/

Infelizmente somente com o certificado A1, o A3 sem previsão. E aqui na empresa e em vários clientes, é utilizado o A3. Não teria uma integração com Applet Java onde passaríamos para a camada cliente o XML pronto e o Applet fizesse o restante?

Meu sistema usa A3 importando o xml para o emissor da sefaz.
Quando é A1 faz direto quando é A3 usa o emissor, vai do gosto do cliente.

Para a minha necessidade específica eu não vou emitir NFe, apenas Nota Fiscal de Serviços Eletronicas, o que não tem nada a ver com os SEFAZ estaduais, mas preciso também de uma rotina que baixe lotes de arquivos XML do portal nacional da Fazenda, para fazer um gerenciamento disso, na verdade são dois sistemas que ainda não sei se serão separados ou num mesmo site.

Pelo que vi essa API seria mais voltada para um sistema de ERP que emite NFe e não de NFSe, me corrijam se eu estiver equivocado.

Sim, cada prefeitura tem um layout diferente e uma metodologia também.

Desenvolvi uma solução de NFES para um cliente integrada com SC e Delphi.
A preparação e garação das notas em SC, mas o envio e tratamento dos XML em delphi.
Entretanto como foi falado funciona para a prefeitura de João Pessoa, pois cada prefeitura tem seu padrão de arquivos.

[]s

Bom, eu gostaria de não depender do Windows para realizar essas tarefas na camada cliente, mas se for para obrigar o meu cliente a utilizar Windows, prefiro trabalhar com o ACBrMonitor, que faz tudo para mim, hoje eu já trabalho com o componente ACBr diretamente em meus sistemas em Delphi, estou migrando para a Web exatamente para dar liberdade ao meu cliente para não necessitar de usar somente Windows, mas se não tiver como, prefiro continuar com o ACBr.

Allan e Haroldo,

Entendo, mas vejam, se uma prefeitura não tem sistema informatizado para emissão de NFS elas não devem ter padrão algum pré-definido não concordam, o meu contato comercial tem identificado essa necessidade principalmente em prefeituras de pequeno porte, e é justamente para elas que eu pretendo desenvolver a aplicação, neste caso elas não adotariam o padrão definido na minha aplicação ???

Outra coisa é o aplicativo para buscar e gerenciar lotes de XMLs que são disponibilizados pelo portal nacional da Receita Federal, a idéia é buscar os arquivos XMLs de todas as notas de um determinado CNPJ, emitindo o respectivo DANFE e fazendo todo o gerenciamento disso.

Outra coisa é o aplicativo para buscar e gerenciar lotes de XMLs que são disponibilizados pelo portal nacional da Receita Federal, a idéia é buscar os arquivos XMLs de todas as notas de um determinado CNPJ, emitindo o respectivo DANFE e fazendo todo o gerenciamento disso.

Nesse caso terás que configurar o teu sistema para fazer essa busca da mesma forma que funciona no portal do sefaz, eu tenho uma representação de um sistema de Nfe que faz isso! Mas não sei como o pessoal de Santa Catarina desenvolveu essa rotina. Através da chave da Nfe ele baixa o XML do portal, é muito interessante, se alguém tiver, seria interessante o compartilhamento dessas informações.

Fred,

Pois é meu caro, existem vários aplictivos no mercado que fazem isso, baixam por lote com base no cnpj, e eu preciso desenvolver isso além de outras funcionalidades relacionadas ao gerenciamento dessas NFe emitidas.

Então você quer desenvolver um sistema emissor para prefeituras, e não para gerar os arquivos que serão transmitidos para os webservices das prefeituras?

Pra isso você terá que estudar muito webservices e mais importante ainda estudar os padrões de documentos adotados pelas secretarias da fazenda de cada estado, os sistema que hoje existem que já fazem isso são Ginfes e Abrasf a maioria das prefeituras que oferecem emissão digital de NFSe adotaram uma dessas plataformas.

Se entendi errado o que você quer fazer me corrija por favor!

Só reforçando o que o Saulo falou, não basta entender apenas de webservices, você terá que ter uma boa “Estrutura” para montar um bom servidor, mesmo porque eu acredito que a Ginfes e Abrasf tem seus próprios servers.

Pelo visto o buraco é bem mais embaixo do que eu imaginava, pensei que era algo fácil e simples, mas pelo jeito é bem mais complexo, vou re-avaliar se entro nessa ou não. :frowning:

Obrigado a todos pelas informações.

Abraços,

Olá meu amigo, como conseguiu sanar sua pendência de NFe?