Olá pessoal, estou querendo iniciar um projeto, mas que contemplem emissão de nota fiscal, boleto registrado, emissor cupom fiscal, mas não queria ficar perdendo tempo com isto, estou querendo idéias que talvez eu utilizasse serviços web prontos onde eu me direcionasse somente a desenvolver o erp ou crm, ou ambos e usasse integrações com outros sistemas. O que me sugerem ou quais me sugerem para estes pilares, obviamente desenrolam em sped fiscal e sintegra…
Pra fazer a transmissão e envio das NF-e ou NFC-e sugiro o uso do UniNFE (www.unimake.com.br). O seu único trabalho será o de criar o XML e colocar numa pasta específica. O restante das operações (assinatura, transmissão e consulta) o software faz pra você. Dê uma olhada na documentação pra ver como ele funciona. Ele só funciona no Windows. Caso precise de uma solução pra Linux, sugiro que dê uma olhada no NFEPHP. Para criação do SINTEGRA e SPED FISCAL, desconheço alguma ferramenta que faça.
Caso tenha conhecimentos em Delphi, existem componentes do ACBR que auxiliam na criação do SPED. No meu caso, criei uma aplicação em Delphi que lê o meu banco de dados e faz a montagem do arquivo.
Agradeço seu retorno, mas como disse inicialmente, não quero me preocupar com mudanças na legislação quanto a isto, quero me focar totalmente em outras funcionalidades…
Tem um porém, essas ferramentas vão ajudar a validar o xml, assinar, transmitir, enviar email etc
mas não vão gerar o xml de acordo com as regras , ou seja, a parte chata de saber o que precisa ter no xml continua sendo sua.
Tem o Everaldo,daqui do fórum, que tem um pacote para geração da NFe com tudo o que precisa. Eu mesmo já tenho NFe funcionando com o pacote dele. O email dele é everaldo@dosanjossistemas.com.br
Bem, normalmente se as alterações envolvem procedimentos do NFEPHP, o pessoal que desenvolve esse projeto já atualiza e daí é somente baixar a nova versão. Se forem regras de negócio do tipo de cliente que tenho, eu mesmo vou estudar e implementar no sistema.
Concordo em partes com sua indicativa, digo pelo pouco de experiência que tenho, não necessariamente você precisa ser um estudioso, mas para resolver as regras de negócio, diferencio aquele programador que quer se dedicar a desenvolver todo o processo do fisco, ou aqueles que desejam se focar no seu ERP, e contratar uma empresa que lhe forneça uma API, não necessariamente precisa ficar estudando legislação. Acho que que criar um monstro para entrar neste mundo não seria o foco, mas em qual escolhe irá fazer, em nenhum dos dois tipos está errado, muito menos chamamos de desinteressados, são vertentes diferentes. No meu caso não quero esquentar minha cabeça com mudança de layout de nota, quero me preocupar em criar novas possibilidades e facilidades para meu cliente.
Fica minha opinião…
Um abraço mestre Jorge!
E Kleyber, agradeço sua atenção e pelo valioso retorno do projeto do Everaldo! Já estou tentando uma conversa para avaliar este projeto, proposta muito interessante…
Eu uso para boleto o componente cobrebem; eles licenciam por CNPJ e vc pode com uma licença usar todos os bancos e carteiras.
Uso a varios anos e sempre eles que se preocupam com as atualizações e exigencias do diversos bancos o qual parece que cada um tem sua peculiaridade.
Ha muito tempo atrás, desenvolvi um software para RH e quase morri doido de tantas mudanças na legislação que existiam e optei por contratar de uma empresa especializada, e estou satisfeito até hoje.
Concordo com vc de se focar em regras de negocio e desenvolvimento do que realmente interessa.
A situação é essa mesma que foi colocado.
Tem que se ater as regras do negócio. Cada um na sua área.
No caso específico da NFe, ou se usa algo pronto ou se estuda a legislação.
O processo da nfe é trabalhoso e cheio de detalhesinhos.
O trabalho maior é a questão fiscal que praticamente ninguém conhece.
E esse tipo de serviço, nenhum gateway presta. Pois são inúmeras as combinações possíveis de tributos e situações.
Então não tem escapatória de estudar.
Uma alternativa é focar num segmento e trabalhar somente nele.
Querer abraçar muitos segmentos, com a nfe é um tiro nos dois pés e a bala ainda ricocheteia na orelha esquerda.
Senhores boa noite,
eu tenho toda a API NFEPHP e faço uso dela sem problema nenhum, confiavel estavel e sempre tem as atualizaçoes.
Ja Para o Boleto tambem tem uma API que estou fazendo uso e gera arquivo de remessa e retorno para diversos bancos.