navegar no grid e mostrar detalhe com iframe

Tenho um form de consulta no qual coloquei a opçao de mostra o detalhe na parte de baixo da tela via iframe funciona perfeito,mas só aparece o detalhe quando pressiono o campo que criei com uma imagem ,gostara de navegar pelos registros e mostrar o detalhe do registro sem clicar no icone criado ,pensei em usar o onrecord mas não funciona.
Alguem pode me ajudar??

Você diz que nem desktop.
clica uma vez e usa os direcionais para passar pelos registros?

o que aconteçe é que criei um grid de consulta e nela coloquei opção de sub-consulta para abrir em iframe abaixo da grid.
ate ai tudo certo.
Para abrir a sub-consulta eu criei um campo html,coloquei um icone e quando clico nele chama a subconsulta no iframe,tudo correto.

O problema é que ao mudar o registro na grid os dados da subconsulta continuam com o registro anterior,para atualizar preciso clicar novamente no icone,gostaria de fazer como é feito em dektop onde vc navega no grid e os dados são posicioandos nas duas telas,não sei como vincular a sub-consuta para ela executar somente com navegação(setas)pois se o usuario não fizer isso ele vai ver um registro diferente da tela de baixo.
Obrigado