Navegacao muitos registros

Gostaria da ajuda dos senhores para entender se é um “erro” do scriptcase ou estou fazendo algo errado, criei um formulario basico para um crud de clientes, acontece que minha tabela possui um cadastro de 150.000 registros, na navegacao inicial fica ok a consulta, agora, quando pulo para o ultimo registro, o formulario demora demais. Utilizando o profile (meu banco é sql server), vi que, a aplicacao nos primeiros registro executa:
select top 1 campo1, campo2 …
no segundo
select top 2 campo1, campo2 …
quando vou para o ultimo registro:
select top 149876 …
ou seja, quando estou nos ultimos registro ele faz um select full da tabela???
É isso mesmo ou estou louco??? Se for realmente assim, o uso do scripcase esta completamente descartado.

Agradeço a atencao de todos.

Caro franciscojader,

Se o senhor ligar o modo debug do Scriptcase(aplicação->configuração) verá como ele faz o select. Em formularios com orientação Unico Registro por exemplo ele pega a chave primaria assim que voce vai navegando.

Caro Max,

Obrigado pelo retorno, quanto a questao do debug agiliza um pouco a depuracao, valeu. Agora quanto a navegacao, esta acontecendo realmente do que relatei anteriormente, a medida que se avança nos registros, o top ‘x’ vai aumentando, sendo que no ultimo registro, vai a quantidade total de registros. A chave primaria foi definida, que por sinal é uma chave simples ( Id ). A navegacao deveria ser Select top 1 … Where Id >= “(IdAtual+1)” ou algo do genero. Imagine meu caso, 150.000 registros na tabela com mais ou menos 120 usuarios, nao existe servidor bom para query ruim. Estou torcendo para ser um problema meu ou de configuracao.

Ninguem passou por este problema??

Qual banco você esta usando ? e no campo ID é incremento automatico ou manual ?

Oi Max,

O banco é SQL Server 2008 (express)

É uma chave cega: [Id] [bigint] IDENTITY(1,1)

PHP: 5.2.1
Zend: 3.3.0
Sistema Operacional: WINDOWS NT IP-0A650A1E 6.1 BUILD 7601
Servidor WEB: Apache
Java: on
ScriptCase Devel: 5.2.022
ScriptCase Build: 7
ScriptCase Prod: 5.2.022