Não mostar o botão NOVO na edição do registro

Uma funcionalidade que acredito que poderia vir em alguma release do SC seria opção de quais botões devem aparecer na inclusão ou edição de registros.

Eu não gosto de que o botão NOVO apareça quando o usuário está editando o registro. Quanto menos botões melhor… sabe como são os usuários, incluindo nós quando precisamos usar o sistema. O usuário inicia uma jornada e precisa concluir a transação sem muitas opções de errar.

Para contornar este problema eu coloco o código no evento ONLOAD dos formulários:

if (sc_btn_new) {
      sc_btn_display("new", "on");
} else {

      sc_btn_display("new", "off");
}

Outra alternativa é criar uma biblioteca interna do projeto ou pública e colocar esta função. É assim que estou utilizando.

/* Função para Mostrar ou Esconder o Botão NOVO em formulários */

function MostraEscondeBtnNovoFormulario(){
	if (sc_btn_new) {
		  sc_btn_display("new", "on");
	} else {

		  sc_btn_display("new", "off");
	};
}

Mas a macro sc_btn_display(“new”, “on”); é justamente para casos excepcionais como o seu, para quando o desenvolvedor não desejar tal botão na barra de ferramentas.

Agora eu pergunto, quando o usuário vai poder incluir um novo registro? Em que momento?

A na barra de ferramentas de uma consulta prévia?

Vale lembrar que ao incluir um novo registro você pode permanecer em novas inclusões ou editar o ultimo registro incluso (Aplicações/Navegação).

Se forem implementar nas releases o gosto de cada um, imagina como seria o SC hoje???

Obrigado Felipe, pela sua contribuição. Ajudou-me numa situação específica !

Grande Haroldo!

Eu acredito que por navegabilidade e pensando em uma jornada do usuário no sistema mais a prova de erros, quanto menos botões melhor. Estou falando por mim e pelo nível de usuário que tenho como clientes e olha que são bem avançados.

Quando o usuário clica em editar e aparece os botões Novo, Salvar, Excluir, Voltar… o mesmo se perde.

Nas minhas aplicações o botão Novo só aparece nas aplicações Grid e no formulário quando estiver no modo New e neste caso o botão Novo muda o label automaticamente para Incluir.

É meu gosto… mas reforço que a NM poderia colocar esta funcionalidade como um parâmetro nos formulários para não precisar colocar código na mão no Onload de cada aplicativo formulário.

Entendo sua questão Felipe.

Só acho que a solução é simples.

Desabilitar botão novo no formulário.
Criar botão de ligação na grid chamando o formulário em modo de inclusão.

Não há impedimento no SC para fazer o que deseja.

E desde 2006 ao qual participo desse forum, pelo que me recordo essa é a primeira vez que alguém pede isso. Por isso avaliei como uma exceção.

Valeu demais Felipe!!!
Ajudou demais!!

Felipe,

Que trabalho!

Olha algunas solucoes:

  1. Seguir o que o Mestre Haroldo falou.
    Desabilitar o botao novo e criar um botao personalizado de novo na grade.

  2. Criar uma interfaces diferentes
    Voce poderia criar duas interfaces uma para incluir e outra para editar.
    Eu tenho isso em uma específica situacao.
    Na consulta eu criei um campo editar virtual com uma imagem que chama um form (somente de editar) só bom botao salvar e voltar.
    e no top o botao novo, que vai para o formuário de incluir normal padrao.

e nao para por ai, ainda poderiamos pensar outras soluçoes, mas essas duas já está bom.

Boa sorte,

Nao esqueça de fechar o ticket mudando para [RESOLVIDO]

Cássio,

Obrigado por compartilhar a sua opinião.

A sessão do fórum é chamada Exemplo de Código e para mim parte do princípio que são tópicos resolvidos.

Eu considero a minha solução mais simples e padrão, pois são recursos nativos da plataforma.