Não executar select sql de um campo em modo edição da grid view

Prezados,

Por um acaso existe a possibilidade de dado uma grid view ao clicar para editar fazer com que um campo que possui um select não execute sua query sql?

O SQL desse campo deve ser executado somente quando for novo registro e não edição.

obrigado

Na configuração do campo sql existe a opção: Desabilitar campo tel1

você já tentou por ali?

mesmo desabilitando o campo na atualização ele altera o valor.

Olá,

Tente Fazer via código: no evento onLoadRecord faça:

if (sc_btn_new){
// Novo Registro
} else {
//Modo Edição
}

Assim Você Manipula os dados desde Campo

Ainda não consegui uma forma de contornar isso.

Eu preciso somente que na inserção seja executado o select sql automaticamente deste campo específico. Na edição/atualização ele também está executando e mudando o valor, eu gostaria que continuasse com o valor que inseri quando salvei…

Tem alguma coisa estranha, porque mo modo edição só altera se o usuário alterar o valor do campo.
Existe algum evento em que você altera o valor do campo? O comando sql deste campo tu pode postar para dar uma olhada?

O sql deste campo está ok, eu fiz o teste via comando do database builder, porém, eu não quero que seja executado na atualização (alteração) no grid view. Eu acho que pode ser bug porque teoricamente seria só desabilitar o campo no modo atualização.
Estranho.

Select distinct viaturas.vtr_numero
From viaturas
Where NOT EXISTS(SELECT * FROM despacho_ocorrencias WHERE despacho_ocorrencias.vtr_atendimento = viaturas.vtr_numero and despacho_ocorrencias.fechar_despacho!=‘1’) and
viaturas.parado_manutencao=‘NÃO’ and viaturas.parado_utilizacao=‘NÃO’

Ainda continua executando o sql mesmo na edição eu precisaria que fosse executado somente quando tiver um novo registro…
Alguma luz?