Não consigo usar as aplicações geradas com concorrência

Bom dia pessoal.

Não estou conseguindo usar as aplicações geradas em concorrência. Por exemplo se eu rodo uma aplicação direto do SC e nela tem uma consulta demorada, durante esse período eu não consigo usar o SC. A mesma coisa ocorre nas aplicações no servidor de produção. Se eu chamo uma aplicação de menu e dela chamo uma consulta demorada (uns 30 minutos), nenhum outro usuário acessa esse menu. Como posso resolver isso?
Não sei nem por onde começar? Por favor poderiam me ajudar?

Att

O consumo do apache/php deve estar excessivo para o servidor.

Ideal é criar uma tabela temporária, usar uma stored procedure para alimentar essa tabela (só o banco de dados vai trabalhar) e depois de terminado executar a consulta em cima dessa tabela, com paginação.

Boa tarde.

Haroldo, obrigado pelas sugestões.

Fiz alguns testes, e de outros locais (máquinas), o acesso é normal, o que não estou conseguindo, é usar outra aplicação qualquer na mesma máquina. A aplicação em questão é um controle que executa a exportação de dados do banco para um arquivo texto, e ela gera muitas consultas SQL em sequência, “travando” e só liberando qdo a exportação acaba. Se eu executar localmente (windows) eu não consigo nem usar o SC.

Att