Nao consigo compilar form

Após a atualizacao do SC para a versao 9.13.009 (5) nao consigo mais compilar formularios. Fica eternamente na tela Geracao de código-fonte e nao complila.

Limpar pasta temp na estrutura de pastas da instalação

Limpar cachês

Realizar uma atualização manual da ferramenta.

Foi identificado o problema. O erro de nao compilar esta no SQL do campo select.
Antes:
SELECT instalacao.idinstalacao, sc_concat(instalacao.idinstalacao, ‘/’, instalacao.referencia,’/’, provedor.nome)
FROM instalacao, provedor
where instalacao.idprovedor=provedor.idprovedor
ORDER BY instalacao.idinstalacao, instalacao.referencia

somente funcionou quando alterei o sql para inner join
SELECT
instalacao.idinstalacao,
sc_concat(instalacao.idinstalacao, ‘/’, instalacao.referencia, ‘/’, provedor.nome)
FROM instalacao
INNER JOIN provedor ON instalacao.idprovedor = provedor.idprovedor
ORDER BY instalacao.idinstalacao, instalacao.referencia

Todos os forms que possui buscando em mais de uma tabela, sem utilizar o inner join apresenta erro de compilacao.

então não foi a atualização.

Não é aconselhável usar where no select em consultas.

Mas você afirma no tópico original que o erro são nos formulários.

foi no form que encontrei o problema. Agora estou percorrendo todos os programas onde nao esta sendo utilizado o inner join e corrigindo. O fato é. Por que após a atualizacao? Antes tudo funcionava. Foi atualizar para a ultima versao e comecou a apresentar o problema.

Aplicações do tipo formulário não possuem SQL Select.

A Aplicação é ligada a uma tabela no SQL.

Então esses seus selects não são de aplicações de formulário, possível são de aplicações do tipo Grid (consulta).

clausulas where padrão no Select principal da consulta deve fazer dinamicamente pela macro sc_select_where(add).

Qual era sua versão anterior a versão que atualizou agora

O local onde estou substituindo por inner join é nos Lookup.
Seje no Lookup de Edicao, ou Usar lookup para exibir a descrição do campo.

Entendido.

Ideal é colocar aplicação em modo debug e analisar cada query sql que a aplicação executa.

Até tentei, mas quando vai executar a aplicacao ele primeiro compila … como nao estava compilando … acaba nao executando. Importante que ja encontrei o problema e ja corrigi.

2 Curtidas

E qual o problema?
Pergunto porque no futuro pode ser algo que um colega esteja enfrentando.

Olá;

Seria útil você informar o seu resultado de êxito e dar por finalizado esse tópico.

Acho que a solução que ele deu aqui.

Ajustar a query para um select normalizado, usando inner joins

Você é o dono do fórum ou apenas o “pseudo-administrador”?

Se eu fosse dono do fórum teria criado mais uma categoria: Erro.

Observar que não houve as conotações Compilação e Bug pelo originador do tópico incomodou?

Da mesma forma que teve o direito de responder eu tive o de rebater.

Relaxa, colega.

Conteúdo sinalizado escondido.

Já sabe a minha resposta anterior né…

Sim, salvei todas e estou encaminhando aos responsáveis.

Acho que o problema foi corrigido na última release.

Caro @fozjuliano

Por gentileza, se possível, atualize para a versão mais recente e nos dê um feedback sobre, pois pelo que foi relatado inicialmente, a correção foi liberada nesta versão (9.13.010).

Nossos cumprimentos!

1 Curtida