Múltiplas Janelas abertas com formulários

Boa tarde!
Estou com o seguinte problema:
Imaginem uma grid com as colunas ID e DESCRICAO de uma tabela TIPO com 10 registros.
Coloquei um link para abrir o formulário passando o ID como parâmetro em uma nova janela que é uma aplicação formulário.
Cliquei no ID = 1 e abriu o formulário em modo de edição para alterar a descrição. Deixei aberto. Voltei para a grid inicial.
Cliquei no ID = 2 e abriu o formulário em modo de edição para alterar a descrição. Deixei aberto. Voltei para o outro formulário aberto com ID = 1, mudei a descrição e salvei .
Eu recebo a variável ID no formulário usando a recomendação [ID] mas a aplicação entende que é uma variável de sessão que sobrepõe a informação anterior (como abri por último o formulário com ID = 2, esse valor volta para o outro formulário no momento de salvar)!
Verifiquei na grid inicial e a variável está definido como POST e GET. Opção SESSION desmarcada!
Mas olho no código fonte gerado e tem “_SESSION[“ID”]” !
O que faço para resolver esse problema e cada janela trabalhar com seu ID específico independente da quantidade de janelas que eu venha a abrir?

quando diz várias janelas é a do browser?
Se for, não pode abrir o mesmo formulário mais de uma vez dentro do mesmo browser.

quando diz várias janelas é a do browser?
Sim é no mesmo browser!
Eu citei esse exemplo para que vocês pudessem me dá uma alternativa!
Tenho uma antiga aplicação que funciona assim (não é no scriptcase)!
Usuário trabalha com várias janelas abertas no mesmo browser!
Já estão acostumados a trabalharem assim!
Não existe nenhum outra alternativa para contornar isso?
Scriptcase só trabalha com variáveis de sessão?
Não existe uma alternativa segura para contornar isso?
(estava olhando como o scriptcase envia internamente os parâmetros GET pela url e me pareceu um padrão definido, mas achei arriscado usar sem algo mais concreto)

Com Scriptcase não.