Multiempresas

Dicas e rotinas para sistemas multiempresas

Alguem tem algum sistema multiempresas financeiro totalmente desenvolvido com o scriptcase?

No meu curso básico, desenvolvemos um Sistema Financeiro 100% Scriptcase.
No final, tem uma explicação de como torná-lo multi-empresa.

1 - https://goo.gl/2HEzru
2 - www.scriptcase.com.br/exemplos-scriptcase/tutoriais/systems/multiple_databases.php
3 - http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php?topic=9663.0

Ola, eu uso multi empreas, multi unidade, muilt usuario, multi idioma,

Em relacao ao multi empresa e multi unidade, eu uso este codigo SQL em qualquer SQL da aplicacao:

where
company_id = [glo_company_id]
and
unit_id = [glo_unit_id]

todas as tabelas possuem estes dois campos company_id e unit_id (FK)

espero ter ajudado

Cassio Lacerda

Vi que o SC possui recursos para alterar o banco de dados dinamicamente.

Vocês que já são mestres no SC: Preferem usar os recurso do SC (sc_connection_edit, sc_connection_new etc) ou preferem trabalhar um um banco de dados único, com tabela de empresas e vinculando-a às demais tabelas (“emp_id”)?

E porque têm tal preferência?

Estou iniciando o desenvolvimento de um sistema multiempresa e vi os recursos do SC… Fiquei na dúvida se são funcionais e viáveis… E gostaria de saber da experiência de vocês com ambas situações. :slight_smile:

Absss

Jônatas,

Essa é uma discussão interminável.

Os dois lados tem argumentos fortes a favor e contra.

Eu uso um banco apenas.
Justificativa: é apenas um para backup e manutenção.

Conforme o contrato com o cliente vc as vezes se vê obrigado a usar um banco separado para ele.

Meu sistema é multi empresa e mult-bancos.

Multi-empresa pois tem no caso um grupo de empresas pertencentes a um mesmo dono então sou obrigado a ter acesso mult-empresa e também em consolidar infromações.

Mult-banco pois no mesmo caso acima o cliente exige por questões de segurança e backup apenas de seus dados.

Clientes pequenos todos usam um banco só que conforme o usuário os dados são filtrados apenas para a empresa daquele usuário.

Então se eu fosse começar hoje com a experiência que eu tenho já iniciaria a modelagem com mult-empresa.

Quanto a manutenção nas estrutura das tabelas, criação de views, SPs, etc, eu salvo todos os ALTERs da vida em uma tabela onde o primeiro login do dia verifica e faz a atualização do banco de dados referente a sua empresa, assim dissipo automaticamente a manutenção em todos os bancos.

Clientes pequenos todos usam um banco só que conforme o usuário os dados são filtrados apenas para a empresa daquele usuário.

Então se eu fosse começar hoje com a experiência que eu tenho já iniciaria a modelagem com mult-empresa.

É importante definir o teu foco de porte de empresas. Pois podem ocorrer situações como o Haroldo mencionou.

E a questão multi-empresa, é primordial.

Esta é minha maior inquietação quanto a usar vários BDs: Manutenibilidade. Gostei da ideia de um sistema para atualizar os BDs.

Agradeço a todos pelas dicas. Espero compartilhar meus resultados em breve. :slight_smile: