multi-upload não insere chave-estrangeira no inserir apenas no atualizar

Ola estou com um problema estranho que me parece ser um bug, tenho uma tabela tomografia e uma tabela imagens_tomografia para poder fazer o uso do multi-upload, o funcionamento é perfeito conforme o video-tutorial de exemplo que tem no site que mostra quando se faz uma atualização de um registro existente de tomografia(form), porém quando se é uma nova tomografia o multi-upload não registra o id da tomografia pelo fato deste ainda não existir antes do insert ficando a chave-estrangeira conforme abaixo em branco no bd inclusive dando erro de sql por não cumprir os requisitos de relacionamento entre as tabelas.

Resumindo o campo id_tomografia da tabela imagens_tomografia não esta pegando o id da tomografia em questão no inserir apenas no atualizar, como resolvo isso?

Pra resolver e ser rápido:

[ul][li]Coloca o campo de upload pra ser mostrado só no update, o cara insere os dados da tomografia e depois faz o upload[/li]
[li]Ou então pode ser pelo modo luzitano, pega o último id da tabela tomografias e seta uma variável com o valor e define no campo da tabela de upload. Nesse caso quando o sistema for ser usado por vários usuários simultâneos você terá grandes problemas![/li][/ul]

Ola Saulo, obrigado pelo rápido retorno, pena que é apenas uma solução gambiarra pra resolver uma coisa que o SC deveria ter implementado nativamente concorda?

Sinceramente eu tento ao máximo não entrar nesse tipo de solução pois penso que a ferramenta tem que ser o mais óbvia possível para esse tipo de situação, evitando ter que ir pra esse tipo de ação de outros meios quando é algo que deveria ser funcional.

Como é que eu tenho um campo de upload multi-imagens onde obviamente eu tenho que identificar de qual registro de outra tabela aquelas imagens são relacionadas e o principal que é o ID desse vinculo não é registrado?

é tão simples da equipe da netmake resolver esse BUG, mas não sei pq ainda não vi ser mencionado aqui (procurei já), ou por que ainda não foi resolvido, afinal de contas se ele insere primeiro o registro do formulário e depois as imagens na outra tabela ele ja tem o id do registro pra poder inserir na tabela de imagens concorda?

será que só eu to vendo o quão óbvio é a necessidade de isso ser feito ja no insert? ou o usuário é obrigado a primeiro inserir e depois atualizar o registro toda vez que for fazer um cadastro? eu chamo isso de fazer sistema ruim

Bem o mínimo que poderia acontecer é a NM colocar informação mais precisa no help… comentei isso esses dias porque tive problemas com o multiupload também… onde não encontrei no help nada mencionando que tenho que criar manualmente um campo para que ele funcione como multiupload. Bem a solução é esperar…!

É verdade o WEB-HELP deixa muuuito a desejar e tem funcionalidades que não tem documentação NENHUMA como esta, recentemente vi um treinamento avançado que esta sendo ministrado pela LINE de SP, e muitas coisas dele só quem realmente é usuário avançado sabe fazer ou se pagar esse bendito treinamento porque, não tem ensinando em lugar nenhum algumas funcionalidades dessa ementa… conforme colo abaixo…

fica ai a nossa dica para a melhoria do sistema e do aprendizado/uso da comunidade

segue a ementa mencionada que tem algumas coisas que são escondidas a sete chaves ao invés de divulgadas livremente de forma usual como os tutoriais

Criação de
Consultas

seta Configurações de filtros (utilizando filtros especiais e regras de filtros)

seta Utilizando o formato livre, Active X e Blank para gerar Boletos Bancários

seta Matriz com drill-down
seta Trabalhando com Resumos

seta Criando Consultas e Sub-Consultas com Treeview

seta Criando Regras para usuário final salvar consultas

seta Criando aplicações “Report PDF” (Gerando Nota Fiscal)

seta Excluindo registro a partir da consulta

seta Criando Múltiplas ligações para o mesmo campo

Formulários

seta   Atualizando dinamicamente um formulário "pai" a partir do formulário "filho"

seta Atualizando várias tabelas simultaneamente
seta Usando atributos
seta Fazendo “insert/update/delete” usando stored procedure
seta Tratando mensagens de erros enviadas pelo banco
seta Validação de inserção utilizando método
seta Gravando e recuperando variáveis de sessão
seta Realizando Cálculos em campos utilizando Ajax
seta Escondendo Blocos dinamicamente e Criando Botões
seta Criando formulário do tipo Mestre Detalhe

Criação de Aplicações de
Menu

seta   Criando Menu Dinâmico

seta Integrando aplicação Menu com Flash
seta Utilizando macros no ScriptCase
seta Habilitando e desabilitando botões
seta Carregando imagens dinamicamente
seta Trabalhando com campos tipo Data
seta Testando alterações de campos
seta Criando botões de usuário
seta Alterando label dinamicamente
Gerando código de barras
Criptografando dados
seta Enviando emails

Gustavo.

As configurações do campo multi-upload estão corretas?

Ligue o modo debug da aplicação, para você verificar o comando Insert gerado. (Aplicação -> Configuração -> Modo Debug)

Você irá perceber 2 comandos Insert. O primeiro em relação a tabela principal e o segundo referente a tabela selecionada do campo multiupload.

Ola Yuri obrigado pela força, sim os campos estão certos nas configurações do multi-upload, mas sua observação para verificar no debug foi válida pois com isso percebi que ele esta jogando “0” no campo da chave estrangeira que identificava o registro da tomografia na tabela de imagens, isso aconteceu pelo fato de eu ter removido os botões de navegação do formulário para que este só fosse utilizado para inserção, ou seja o bug só acontece nessa ocasião, coloquei os botões de navegação e funcionou OK.

obrigado
abraço
Sds