Mudar o Formulário de INSERT para UPDATE em tempo de execução

Olá pessoal mas uma vez necessitando da ajuda de você e de antemão agradecendo.

A situação é a seguinte: Tenho uma aplicação que será disponibilizada na web para os clientes executarem o cadastro de candidatos a funcionário. Porém, o candidato que ele estará cadastrando ja pode existir no db tendo sido cadastrado por outro cliente. O que quero fazer…
Quando o cliente na aplicação de cadastro inserir o CPF do candidato, caso exista o formulário passe a funcionar como um Update, primeiro resgata as informações do candidato, dai permite a modificação e então atualiza a tabela.

Alguém pode dar uma ajuda?

no evento ajax onchange verifique a existência, caso exista redirecione para propria aplicação passando o cpf com parametro, no evento oninit, se o parametro não for vazio, você altera o sql da aplicação

sc_redir nao funciona em evento onchange

Eu simplesmente colocaria um parametro na where do formulário

CPF = [par_cpf]

Na ligação, se existir um registro com o CPF informado ele abre em modo update, caso não retorne nenhum registro ele já abre em modo new.

Mas ai teria que fazer um formulario anterior.Gostaria que fossse automatizado no cpf por exemplo.
se select conter o dados o aparecerá funcao atuliazar se nao funcao inserir

Tá tentando reinventar a roda.

Faz um controle para checar se o CPF já existe, e chama o formulário de cadastro de funcionário em modo new caso não exista ou em modo update caso exista.

Pode fazer também uma aplicação de consulta com filtro por CPF e com ligação para o formulário de funcionário com botão NOVO habilitado.

Fazer um Controle para ver se o CPF existe?.

Acredito que isso deveria ser mais simples, ou seja se o Cliente for cadastrar um cpf que já exista ele traz as informações do cpf, preenche a tela com os dados e altera o Botão de Insert para Update. não é reinventar a Roda é uma coisa simples, Já existe Exibe os Dados e altera o botão de insert para update. O grande problema é que isso ocorre em um evento Ajax on change e em eventos ajax as macros de exibir ou ou ocultar os botões não funcionam.