Mudar cor da consulta ao baixar PDF

Bom dia pessoal tudo bem?

Estou com uma demanda de um escritório de contabilidade, onde ele disponibiliza os arquivos em PDF dos impostos para os clientes baixarem. Ele gostaria que quando o cliente baixar o PDF mudar de cor tipo baixado (verde), para depois o cliente não falar que não baixou o arquivo.

Fiz uma consulta onde o tipo de campo é (Documento Nome de arquivo), fui criar um evento ajax que quando o cliente clica no campo arquivo é mudado no campo o valor para baixado, mas no evento ajax não disponibiliza o campo (Documento Nome de arquivo) para fazer esse evento.

Vcs teriam outra forma de fazer essa rotina?

Faz a sua própria rotina de download do anexo, ai consegue marcar num campo onde quer

Olá Flávio,

Você poderia exemplificar essa rotina de download?

As soluções seriam:

1 - Somente mudar a cor do campo, quando clicado; ou

2 - Mudar na tabela de 1 para baixado, sendo que o padrão é 0 para não baixado

Eu tiro a visualização do grid o campo de download padrão, coloco uma imagem html que tem o link para a aplicação que faz o download e marca o campo que quer para quando carregar o grid pintar de cor diferente o que tiver sido baixado.
o link voce passa o id do registro que tem que alterar do download, grava o registro la pelo blank, monta o html do download

Vc tem essa rotina de exemplo para compartilhar? Porque pesquisei aqui no fórum, encontrei algumas rotinas mas é diferente para essa minha demanda.

a que faço e muito diferente, por que os arquivos nem uso os campos padrão do SC para upload, por que faço uso de AWS S3, mas a ideia se aplica, siga os passos

tira da grid o campo de download do SC
crie um campo virtual tipo imagemhtml, escolha um icone de download
crie um campo virtual do caminho completo do arquivo
crie um blank de download que recebe o caminho completo do arquivo e o id do registro que vai alterar
faça a ligação do campo imagem html no grid com o blankdownload
na grid altere no onload a mudança de cor