Mudar campos para read-only dinamicamente

Bom dia, estou fazendo um form em grid editável onde preciso bloquear a alteração em alguns campos de um registro já inserido. I.e. Para inserção os campos devem estar disponíveis para o usário preencher como bem entender. Entretanto, na atualização nem todos os campos poderão ser alterados por ele.

Pensei em bloquear os campos alterando-os para read-only já que não posso simplesmente esconde-lo com o sc_display_field.

Alguma idéia de como fazer isso?

Boa Tarde,

Pode ser utilizado a macro sc_field_readonly, no evento onLoadRecord, por exemplo, só existe um detalhe. Se eu colocar o campo “nome” como readonly, ele ficará como somente leitura para todos os registros que estiverem na página naquele momento, não é feito uma condição para cada registro.

Ou pode ser utilizado o recurso de “Readonly” do próprio formulário, onde o funcionamento dele, é na inclusão fica tudo aberto, porém, na alteração quando estiver marcado esta opção, ficará como readonly.

Espero ter ajudado.

Rodrigo Lins.

Isso não funciona em Grid Editável, (bem não funcionava até a versão 4.0.10, se no change log não faz nenhum relato de correção.
Se colocar como read only uma campo, toda a coluna assumirá a propriedade, na próxima paginação.

Eu acredito que uma codificação na “raça” resolva o problema, mas para tal tem que conhecer bem como o Scriptcase gera suas aplicações.

Haroldo Passos
http://www.scriptcaseajax.com.br