Mudança automática do icone de menu

Amigos, estou iniciando no SC. Estou com a versão 9.01
Meu problema é o seguinte. Em uma aplicação de menu, tem a possibilidade de você atribuir um icone para a opção de menu.
Gostaria de alterar esse icone conforme uma regra qualquer php.
Tentei utilizando variaveis globais e não funciona. Utilizei o caminho correto para a imagem e tambem não funciona.
Vocês já passaram por esse problema? Tentei acha no forum e não encontrei nada relacionado. Reforço que não se trata de um problema de endereço da imagem.

Agradeço imensamente se puderem me ajudar.

Pesquise menu dinâmico aqui.

Haroldo boa noite. Segui suas orientações, no entanto encontrei apenas a indicação do uso da macro sc_appmenu_add_item. No meu caso, o menu já existe e eu quero apenas que apareça o icone e uma determinada opção. Esse icone aparecerá em uma determinada situação e não aparecerá em outra situação.
Como disse, atribui no campo de icone da tela de configuração do menu uma variavel global que pode ser nula ou conter o caminho para uma imagem. No entanto, quando faço a verificação do codigo, percebo que aparece no codigo o nome da variavel e não o conteudo dela. Existe algum detalhe a mais necessário, ou trata-se de um bug mesmo. Como disse, estou entrando no mundo SC agora e não conheço todos os meandros da linguagem.