Mostrar/Ocultar opções de Select em tempo de execução

Bom Dia Pessoal

Tenho um select onde seleciono o tipo de veículo. As opções são:

Escolar
Coletivo
Taxi

Após essa seleção, tenho outro select que determina a categoria do veículo, com as seguintes opções:

Automóvel
Microonibus
Ônibus Convencional
Ônibus Articulado
Van
Kombi

Acontece que, ao selecionar no primeiro Select a opção ESCOLAR eu quero que apareçam no menu apenas as opções Microônibus, Ônibus Convencional e Ônibus Articulado. Se eu selecionar TAXI, deve aparecer apenas Automóvel e Van, e assim sucessivamente. Eu sei fazer isso na programação PHP fora do scriptcase, mas aqui dentro dele não sei como me referenciar ao objeto select desejado e definir as OPTIONS dele.

Agradeço muito a ajuda e se possível algum exemplo simples.

Obrigado.

ambos os dados estão em tabelas relacionadas.

Faça o segundo select (lookup do segundo campo) com a clausula where dependente do primeiro campo e no primeiro campo use processamento ajax

Essa é a pergunta mais clássica do fórum, poderíamos criar uma área de FAQ aqui no fórum, eu não tenho muito tempo mas se quiserem eu reúno informações é só criar uma área nova no fórum, chamada FAQ, pois a galera vem mais no fórum do que na KB e Base de Exemplos.

Desculpem, mas os dados que preenchem esses selects não são provenientes de nenhuma tabela. São valores adicionados de forma manual aos selects.

A forma como vocês sugerem não se aplica a esse tipo de situação. Ou estou enganado ?

Obrigado.

Cara cria uma tabela de veículos:

Código int pk
Nome varchar 80
Tipo int ou set

Ai você cria seu select:

0 Escolar
1 Coletivo
2 Taxi

Quando você escolher esse select coloca pra carregar o select com lookup do banco:
Acrescente Where Tipo = ‘{nome_do_select_manual}’

E pronto, eu creio que com 2 manuais pelos métodos do SC não tem como, teria com JQuery provavelmente, JQuery ‘faz tudo’ mas não vejo a viabilidade disto.

Boa Tarde, ok, obrigado, não tava afim de criar tabelas para cada select mas não vai ter muito jeito.

Obrigado novamente.

então terá que construir os itens do select dinamicamente com jquery.

crie um metodo javascript passando dois parametros:

function RecarregaElemento(id, htmlcode)

$(id).html(htmlcode);

no evento ajax onclick do primeiro campos (select):

[code]$_codigo="";
if ({tipo}=“Escolar”) {
$_codigo.=‘Microônibus’;
$_codigo.='Ônibus Convencional ';
$_codigo.=‘Ônibus Articulado’;

}
if ({tipo}=“Taxi”) {
$_codigo.=‘Automóvel’;
$_codigo.=‘Van’;
}
sc_ajax_javascript(‘RecarregaElemento’, Array(’#id_sc_field_veiculo’,$_codigo));[/code]

Provando o código:
http://177.18.252.234/sc/app/Publico/iw_exemplo_select_jquery

Tags: Jquery Campo Select Dinâmico Manual

Já estou irritado por não conseguir visualizar os exemplos do Haroldo. =/

Aqui está a funcionar.

Haroldo,

Obrigado pela dica,

aqui funcionou 100%…

La do fundo do baú…