Mostrar descrição de produtos desativados

Pessoal Muito bom dia a todos…
Tenho um probleminha,
1- tenho cadastros de produtos com uma opção (ativo - sim(1) ou não(0)).
2- tenho varias aplicações onde esta o id_produto.

agora ocorre o seguinte si no where do lookup do campo tipo select (id_produto) eu coloco ativo = 0 para que não me recupere os produtos inativos tenho o problema que si eu entro no meu registro por dizer de Compras detalhes onde exista um id_produto já carregado mais inativo a descrição na me ira recuperar, como posso contornar isto?

Creio que alguém deve ter passado por isto não eh, si for sim por favor me deem uma ajudinha nisto seria muito grato a quem me ajudar…

Olá, Willian.

Se entendi bem…é só usar um filtro e não precisa colocar o WHERE na consulta.

O filtro fará a condição dinamicamente.

Ola Wennys obrigado pela resposta, esqueci de um detalhe enorme e um formulário, me explico melhor, no formulário cuando eu recupero um registro y nele eu tenho um campo tipo select. Onde recupero a descrição do produto. Mais eu quero deixar apenas os produtos ativos, porém que os produtos desativados igual me recuperem o lookup da descrição dos registro existentes.
Não sei si me fiz entender agora… Peço desculpas por mal explicar…

No evento OnLoad do formulário, crie uma variável global e utilize ela no seu lookup.

Ola Wennys Muito Bom Dia.
Peço desculpas por minha ignorância mais vamos ver…
1- Tenho um form de tipo grid editavel – multi linhas --.
2- Nele tenho id_produto, preço ,etc…
3- No id produto tenho lookup pois e um campo de tipo select. SELECT id_produto, descrição FROM produtos ORDER BY descrição
4- Por exemplo agora me aparece “Produto xxx” y “Produto yyy”, etc…
5- Fiz o carregamento de uma compra por exemplo com o Numero de Registro 1, onde usei o produto “Produto xxx” y outros mais.
6- Por A ou B motivo o usuário decidiu marcar esse produto como INATIVO ficando “Produto xxx = INATIVO(SIM)”.
7- Agora si eu usar no WHERE do lookup "where inativo = ‘NAO’ ", y voltar a minha app, y tentar carregar mais uma compra so me aparecera o produto “Produto yyy” y outros mas o “Produto xxx” não aparece o que por um lado esta perfeito, mas si eu buscar o registro nro.: 1 onde eu tenho o produto “Produto xxx” entre outros, os outros me aparecem a descrição porem o “Produto xxx” não pois ele esta condicionado por WHERE INATIVO = NAO.

SELECT id_produto, descrição FROM produtos WHERE inativo = 'NAO' ORDER BY descrição

Agora pergunto pois minha ignorância me assombra rss…
Como uso essa variável Global que você me indico Wennys.?

Ninguem … nada? nem uma ideia :slight_smile: