Modelagens BPM previas ao desenvolvimento pelo Scriptcase

Boa tarde,

A Modelagem BPM, executada previamente ao desenvolvimento da aplicação, é uma tendência que irá dominar o mercado futuro de construção de aplicativos.

Buscando soluções de implementações desta solução no Scriptcase, venho estudado algumas ferramentas BPM que já efetuam conexões com PHP, gerando a acoplação com minimo esforço (não reiventar a roda).

Foi ai que encontrei a ferramenta Camunda, Open Source, um fork do Activiti, que já detêm inúmeros plugins, e faz a conexão com inúmeras linguagens através de REST.

Em resumo, trata-se da seguinte ordem de desenvolvimento: Modelagem e Geração da base de dados automática(Camunda)>Desenvolvimento da aplicação(Scriptcase).

Sugiro fortemente que a equipe do scriptcase faça um estudo para acoplar nativamente o Scriptcase ao Camunda, dará um salto ainda mais significativo ao SC, introduzindo-a em uma tendência de mercado sem volta, que é o BPM.

Apenas para enfatizar, Camunda tem um módulo Community e outro pago que em resumo garante recursos adicionais e metodologias BI e tem um custo a partir de 70.000 euros anuais, acredito que o Scriptcase pode substituir com louvor a ferramenta integral se conseguir sucesso no acoplamento com a versão Community do Camunda.

Link Camunda: https://camunda.com/
Conexão: https://camunda.github.io/camunda-bpm-php-sdk/

Para ilustrar: SOA + BPM
https://1drv.ms/u/s!AoqviEYJq_VqjKg1RuB9Tn-vLghzSA

Parece interessante…

Acho muito prematura dizer que isso ou aquilo será a tendência do futuro.
Pela experiência que venho acompanhando em TI muitas maravilhas que surgiram desde a época de 1980 seriam com certeza a tendência do futuro mas caíram até no esquecimento e não passou de uma febre momentânea.

Não acredito que a NM jogaria tudo seu core fora para adquirir uma “Tendência” e ficar dependente de um único fornecedor dessa tendência. Bem, pelo menos eu como empreendedor não jogaria todas minhas cartas nisso.

Para mim a única e certa tendência que já não é futuro é AI.

Prezado boa noite, em nenhum momento disse que a NM deveria jogar core fora para adquirir uma tendência, sugeri mais uma implementação que trará real valor a ferramenta e fará grande diferença no mercado, cada um no seu quadrado, BPM e Scriptcase, cada um na sua função.

Trabalho a muitos anos com BPM, sou coordenador de qualidade e auditor líder certificado, e posso afirmar que não existe melhor metodologia para planejamento de processos de negócios, que por sinal, casa perfeitamente com SOA. Reduz custos, torna o processo transparente e de fácil manutenção, seja para usuários, analistas de sistema ou de processos de negócios, principalmente quando já vem acompanhado a DMN e CMMN.

Henfim, foi uma sugestão de melhoria e não substituição de tecnologia.

Quem nunca manipulou ferramentas BPM sugiro começar, dêem uma olhada no Bizagi (absurdamente cara), Bonita, Camunda, Activiti, dentre várias outras, e constatem as maravilhas que tal metodologia pode trazer.

Para a NM continua a sugestão…

Confesso que meu conhecimento sobre BPM foi o que aprendi na minha pós-graduação.
Mas os 13 anos de Scriptcase, estudando como ele se comporta internamente me faz acreditar que acoplar nativamente BPM nessa versão atual seria inviável.
A não ser que a NM queira investir em refazer o produto do zero, aí sim. Mas acho difícil tal investimento por não ser interessante comercialmente e que grande parte dos usuários tem pouco conhecimento em desenvolvimento e principalmente em metodologias de processos.
O SC desde sua versão 3, versão essa que foi refeita praticamente em todo seu código base para a inclusão do ajax, vem crescendo sobre si mesma. Como uma árvore que a cada tempo recebe uma anel a mais em seu tronco mas seus anéis internas não sofrem modificações na sua estrutura e de tempos em tempos receber enxertos de diferentes origens reproduzindo um produto diferente mas onde sua essência sempre está presente e domina o resultado.
Seria um sonho um novo SC (totalmente novo) e muito desejável, em mesmo vivo pedindo aqui limpeza de sujeiras na geração de suas aplicações.
Não discuto aqui a sugestão em si, pois acho que é muito bem vinda, mas como empreendedor eu pessoalmente no estágio que o SC está hoje não realizaria esse investimento, foi esse o meu ponto de vista que tentei expor.

Haroldo, entendo sua demanda, entretanto credito que ainda não compreendeu que a conexão citada é mais simples do que se imagina, na verdade o que muda é o conceito de desenvolvimento, que passa a ser baseada no processo ponta a ponta através de orquestração, não simplesmente na departamentalização.

O “acoplamento” citado se refere a conexão da aplicação aos processos escritos no BPM através da ferramenta open source, em resumo seria basicamente esta a rotina de desenvolvimento quando se pensa em processos ponta a ponta:

1. Modelagem dos processos de negócios e definição das “regras de negócio” possíveis com modelagem BPM, DMN e CMMN. (Camunda)
    1.1) Ao desenvolver a modelagem, o banco de dados é montado automaticamente.
  2. Desenvolvimento dos formulários e definição das regras de negócio complementares. (ScriptCase)
  3. Desenvolvimento do BI. (ScriptCase)

Henfim, é uma sugestão de algo que será o que ditará, na minha opinião, o mercado futuro de TI. Aqui já iniciei algumas experiências.

De toda forma compreendo a manifestação.

É uma boa e saudável discussão.

Ainda não acredito pelo que conheço da NM ela adotar uma ferramenta de terceiro para ser o motor da geração de suas aplicações. Quantos aos processos BPM acho o mundo ideal, e inclusive adoto de forma manual para desenvolvimento.
De qualquer forma apresente sua experiência nessa integração do BPM com SC. Conhecimento nunca é demais e podemos aprender mais um pouco sobre esses processos e como allica-los usando SC.

Com certeza, estou neste momento fazendo estudo para promover esta junção, testando ferramentas, assim que forem evoluindo vou dando alguns feedbacks.