Modelagem e Formulário sobre Tabela "pessoa x dependente x cônjuge"

Olá pessoal.

Tenho uma tabela “tb_pessoafisica”. Nela tenho todas as informações relacionada a essa entidade.
Foi pensada para cadastrar quaisquer tipo de pessoas física (beneficiário, dependente, cônjuge, etc).
Depois de cadastrar um beneficiário, tenho que cadastrar um cônjuge ou dependente.

Qual a melhor abordagem, tanto em modelagem de banco, como na aplicação formulários, para correlacionar eles?

Adiciona a tabela id do pai.

No formulário campo auto complete do tipo select2 na mesma tabela, o preenchimento não deve ser obrigatório.

Acho que não entendi bem …

Mas pensei o seguinte:

A tabela pai é tb_pessoafisica (id, nome, etc…)

Criei a tabela tb_dependente que irá conter 2 campos (id1 e id2) que serão do tipo select para o campo id da tabela tb_pessoafisica. Para se correlacionarem.

Essa tabela terá outros campos do dependente… óbvio, mas que devem ser populado na tabela tb_pessoafisica.

Está correto meu raciocínio?

Eu faria a relação recursiva para facilitar a programação.
E sua postagem original não relata tabela auxiliar:

Se já tem a solução própria é só seguir em frente.

Entendi … auto-relacionamento.
E isso é tranquilo de fazer no scriptcase?
Uso o ap formulário mesmo?
Ou desenvolvo manualmente?

Se partir para a sugestão que eu dei:
Criar um campo tipo (Titular, Dependente) e id_titular

no formulário:

se campo tipo = titular esconder campo id_titular.
se campo tipo = dependente exibir campos id_titular que possui um lookup automático em cima da mesma tabela do formulário com tipo = a titular.

Na onvalidate se titular = a dependente criticar se id_titular ´-esta vazio para forçar seleção do campo.

Utiliza o formulário padrão do SC com essas implementações.