Migração do SC com PHP 7.3 para SC com PHP 8.1

Caros bom dia,

Qual de vocês que já migrou seus projetos do SC com PHP 7.3 para o SC com PHP 8.1 que usou a migração direta dos projetos (exportar projeto no PHP 7.3 / Importar projeto no PHP 8.1) e não teve nenhum problema nessa migração?

No aguardo.

0 problemas nos projetos que migrei. estamos rodando a um bom tempo e não encontramos nenhum problema relacionado diretamente a alteração da versão do PHP. (Antes de migrar passamos adequando sobre as alterações que tem documentadas na versão nova).

1 Curtida

Kleyber, que tipo de problema está encontrando.

Problemas ligado diretamente as aplicações SC não encontrei, mas sim ligados a códigos meus, alguns, que foram fácilmente corrigidos.

2 Curtidas

@Costenaro e @InfinitusWeb obrigado por responderem. Meu problema não reside nos códigos das aplicações migradas (por enquanto), mas sim no processo de migração em si. Exemplo:
Peguei um projeto que funciona bem no SC com PHP 7.3, fiz a exportação dele, pela opção EXPORTAR PROJETO. Daí quando vou importar no SC com PHP 8.1, me dá SEMPRE a mensagem Projeto não foi criado com Scriptcase 9 e não consigo migrar… esse é o ponto que queria saber se com vocês foi tranquilo nesta parte. Eu não consigo aqui com NENHUM projeto. Nem mesmo a opção BACKUP lá no menu Administração funciona. Por isso queria ter a certeza de que esse problema está acontecendo somente comigo ou se tem mais alguém enfrentando isto.

Valeu,

3 Curtidas

Tente exportar aplicações e importar no sc php 8

2 Curtidas

Meu amigo… pode até ser, mas imagine fazer isto em TODOS os projetos? Por isso que eu preciso ter a certeza de que o problema está em meu ambiente ou se é um problema para NM resolver… já passei este caso pra eles e a julgar pela demora na resposta e/ou solução para isto, aproveitei pra saber se algum de vocês teve esse problema na exportação/importação de projetos de um ambiente para outro.

1 Curtida

Só como teste.

Ideal é: backup geral em um ambiente (7.3) restauração completa em outro (8.1)

1 Curtida

A primeira coisa que testei foi isso, Haroldo… migrou tudo, mas na hora de compilar, apareceram tantos erros, principalmente nas grids… mandei pra NM e até hoje nunca me deram uma solução. Me mostraram soluções paleativas, que só aumentam o meu trabalho, ao invés de simplesmente me permitir migrar meus projetos para o novo ambiente e só me dedicar às diferenças entre o PHP 7.3 e o PHP 8.1

2 Curtidas

Pessoal, dando feedback aqui… após vários e vários testes, descobri que, se exportar um projeto no SC com PHP 7.3, depois enviar o zip para a pasta BACKUP do SC com PHP 8.1, descompactar o arquivo nessa mesma pasta e fazer o restore no SC com PHP 8.1, o projeto funciona sem problemas. Isto mostra que o processo de importação que se usa normalmente com o SC está sim bugado e não funciona. Estou aguardando a NM trazer a solução para isto, mas já tenho um norte do que fazer, apesar de ser bem mais trabalhoso.

Se alguém teve uma experiência parecida e quiser compartilhar, fique à vontade.

4 Curtidas

Kleyber,

Eu exportei 7.3 e importei 8.1 sem erro.

1 Curtida

@WPLASSA obrigado por responder… podes dizer como fizeste o processo, detalhadamente?

Kleyber,

No SC 7.3 antes de trocar a licença para SC 8.1 fui em Projeto->Exportar Projeto e exportei uma a 1 todos os projetos.
Troquei a licença para SC 8.1 e entrei em Projeto->Importar projeto e importei todos os projetos.

Somente isso.

Se quiser exporte um projeto no seu SC 7.3 e me mande que tento importar no meu SC 8.1
Ou até crie um exemplo simples para testarmos.

Passe a mensagem de erro que aparece no seu.

A mensagem que aparece é O projeto não foi gerado com o Scriptcase 9. Mas que bom que deu certo pra você. Eu não fiz dessa forma… eu tenho dois ambientes, um com o PHP 7.3 e outro com o PHP 8.1. Exportei da 7.3 e importei no outro ambiente, da 8.1 e sempre dá esse erro.

Mas o SC PHP 7.3 é o 9?
O meu o SC PHP 7.3 era o 9 tambem.

Sim isso mesmo. Tanto com PHP 7.3 como o PHP 8.1 ambos são a mesma versão do Scriptcase, a 9.

Crie um sistema exemplo no 7.3 exporte e envie para nós fazemos o teste se conseguimos importar para o 8.1.

Obrigado pela intenção em ajudar, mas eu já fiz s teste e deu o erro que mencionei. De qualquer forma, já resolvi paleativamente a questão colocando o arquivo ZIP do projeto na pasta BACKUP do Scriptcase, descompactando e depois usando a opçào de RESTORE do SC para importar o projeto.

Kleybar,

Legal, importante é ter achado uma solução para continuar.
:+1:

1 Curtida