Mestre Status x Detalhe Status [RESOLVIDO]

Alguém poderia me dar uma idéia, meu problema é o seguinte

Tenho o Mestre, neste tem status, “fechado” ou “aberto”
Tenho o detalhe, cada ítem tem também seu status “aberto”, “executado” ou “pendente”

A situação é se qualquer ítem possuir o status “aberto”, o mestre deverá ficar “aberto”, caso o detalhe possuir os ítens com o status “executado” ou “pendente”, o mestre terá que ficar “fechado”.

Fazer isto com um formulário é fácil…rsrs tá tenso fazer isto com mestre/detalhe.

em que momento tu quer fazer essa validação?
ao carregar o Mestre/Detalhe??

No momento em que houver alteração do status do detalhe

guarde o nro de intens no mestre
no evento onvalidate do detalhe faca um select count no detalhe conforme os status necessarios para fechado se o resultado bater com o nro de itens vc altera o status do pedido.

Não compreendi como isto irá alterar o status no Mestre?

Vamos lá.

1. Na tabela mestre inclua uma coluna: nro_itens
  2. através de triggers na tabela detalhe ou através dos eventos afterinsert, afterdelete some mais 1 ou menos 1 nesse novo campo no mestre. Eu prefiro triggers.
  3. No evento onvalidatesucess faça um select count(*) na tabela detalhe cujo where status seja = a “executado” ou “pendente”. Se o resultado for igual ao nro_itens da tabela mestre execute um update na tabela mestre alterando o status para fechado.
  4. Para alterar a exibição de um determinado campo no mestre, deve-se usar sc_master_value.

Eitcha aula básica de lógica de programação!!

https://www.iped.com.br/programacao-e-desenvolvimento/curso/logica

Foi mal Saulo, da próxima vez se for para ser sarcástico não precisa nem postar, ocupa à toa o espaço do fórum… afinal não perguntei o que é if else muito menos select ou count, caso não saiba, isto não é caso de lógica, afinal em lógica não se aprende scriptcase, fiz uma pergunta para usar a ferramenta, Haroldo deu uma sugestão do uso da lógica ao invés de usar exclusivamente dentro da aplicação, mas o bd…
Agradeço novamente Haroldo, tem a ensinar a muitos quanto a uma postura colaborativa.
Haroldo, obrigado!

Foi mal joelton, não era minha intenção te ofender, só fiz um comentário!
Bom quanto a colaborar no fórum eu não preciso nem falar, com certeza o Haroldo é um exemplo nesse sentido ja me ajudou muito, assim como muitos outros, e eu como todos dou os meus pitacos, afinal o fórum é público e pelo que sei você não é moderador e mesmo que fosse acho que não infringi nenhuma regra do fórum.

O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.

Um abraço!

Você talvez se acha “o cara”, mas infelizmente não sou tão bom quanto você, pois se eu fosse não estaria participando de um fórum, talvez nunca serei…

Abraço retribuído.

Joeltom,

Chegou a um conclusão sobre sua dificuldade?

Resolveu?

As vezes eu fico ansioso para responder um tópico e acabo respondendo pelo celular, com erros de escrita e de forma superficial, e eu mesmo depois de um tempo ao ler não entendi o que eu escrevi.

As vezes eu forço um membro com dúvidas a pesquisar quando vejo que este precisa estudar mais programação, não por ser impaciente com a dúvida exposta, as vezes algo básico do básico, afinal quando comecei na ferramenta em 2006, eu já tinha vaga experiência em programação, mas eu me deparava com problemas na época que hoje enxergo como ridículo.

Ao ajudar aqui, temos que ter o bom senso de quando dar uma resposta pronta, com um código funcional, dar o caminho das pedras ou até solicitar que a pessoa estude um pouco mais, mas sempre com a intenção de colaborar de forma concreta para a evolução daquele que pede ajuda.

Se eu trocar de ferramenta hoje, com certeza voltarei a gatinhar e a ter dúvidas que para outros que já estão imersos nessa ferramenta serão dúvidas bestas, de principiantes, realmente… pois estarei sendo principiante nessa nova ferramenta.

Tem dias que estamos mais estressados, e as vezes respondemos de maneiras mais dura, saindo do propósito de ajudar aquele que esta pedindo ajuda, eu mesmo já cometi esse erro aqui algumas vezes.

Mas o fórum para mim é uma forma de extravasar, relaxar em momentos que preciso sair do foco da rotina diária, por isso tenho usado mais as noites para responder.

Saulo, Joelton somos todos colaboradores assíduos (eu hoje nem tanto assíduo), assim como muitos outros, temos membros ativos até fora do Brasil.

O forte do Scriptcase é esse forum e aqueles que se doam para ajudar.