Mestre e Detalhe - Itens ativos na inclusão do Mestre

Olá Pessoal !

Estou Imaginando criar um mestre-detalhe que eu posso incluir, no mestre e no detalhe, sem ter que primeiramente incluir no mestre.
Imaginei o seguinte :
1º Ao clicar no botão Novo, o botão ira incluir no Mestre um registro em branco e no detalhe também. O pulo do gato seria gerar um ID (que estará ligado ao Detalhe) único, e temporário.
2º Ao clicar no botão Incluir, o botão ira realizar uma alteração (Update) no código de ligação (que era temporário) gerando a codificação correta no mestre e na tabela(s) de detalhe(s).
3º Toda vez que vc chamar Grid, ele fica encarregado de filtrar os registros não temporários (e apagar os registros temporários do usuário logado).

Agora minha duvida…

Como faço para mudar o conteúdo dos botões Novo e Incluir ?

Alguém se habilita ?

Bem, essa questão de mestre detalhe, onde existem duas aplicações tratando cada uma tabelas diferentes e onde o detalhe é um iframe, complica esse processo de poder criar o filho sem salvar o pai antes.

Não uso o padrão do SC para mestre detalhe, mas requer sempre mais código de programação para esse problema.

A sugestão seria, no menu: Novo Pedido. Capturar o item clicado na onexecute, salvar o pedido mestre e chamar o formulário para edição já incluindo os itens. Ou seja, vc sava o cabeçalho antes.

Quanto ah controlar os botões, basta inspeciona-los, escondê-los e criar botões javascript com os códigos capturados na inspeção.

Fiquei de demonstrar aqui a forma que uso mestre detalhe, estou em dívida co o fórum a esse respeito, mas prometo pagar essa dívida essa semana.

Esse assunto é sempre questionado aqui e NM já se pronunciou com intenção de mudar isso.

Eu sugeri criar um campo do tipo datagrid nos formulários, vamos ver o que virá no futuro a respeito disso (espero que seja logo).

1 Curtida

Fala Haroldo !

Então esta rotina com certeza, requer mais código, (conforme o texto incluímos um registro na tabela de cabeçalho/mestre e também na tabela item/detalhe), no entanto personaliza a sua maneira de trabalho. O risco do usuário não confirmar a inclusão ou fechar o formulário no meio da rotina é grande, por isso a tratativa no grid, apagando registro (temporário) na tabela Mestre ou Tabela de Detalhe conforme usuário. Acredito que funcione, segundo o case montado.
Minha duvida mesmo seria em substituição aos conteúdo dos Botões, uma vez que gostaria de aproveita-los (até mesmo a nomenclatura do label’s), mas, realmente não sei como mudar isso, vou dar uma pesquisada na sua dica, não sei utilizar bem a inspeção , mas, se puder sou todos ouvidos…

Valew

crie seus botões e esconda os padrão do sc.

nm_atualiza(‘altera’) e nm_atualiza(‘inclui’) , funções em javascript submetem o formulário para alteração e inclusão de registros em formulário único registro.