Mestre Detalhes com Itens Pré Preenchidos

Olá Pessoal,
Um cliente me solicitou algo diferente no pedidos de compras:

Quando um cliente dele faz um pedido ele quer que alguns itens já apareçam pré selecionados nos itens do pedido , isso acontece porque alguns clientes costumam comprar sempre o mesmo produto e fazendo isso o sistema facilitaria ao cliente trazendo os itens já inseridos no pedidos bastando ele somente colocar a quantidade que quer pra cada 1.

Alguém tem alguma ideia para trazer itens pré inseridos no pedido, itens estes que o cliente já costuma compra.

Lembrando que já existe uma tabela de relacionamentos de itens mais comprados para cada cliente.

Obrigado.

Olá,

Penso que esteja utilizando uma aplicação com mestre-detalhe, sendo assim, utilizando-se do evento onAfterInsert poderá fazer uma consulta nessa tabela de itens mais comprados e inseri-los como itens desse novo pedido.

Att.

Olá Tulio,
É sim mestre - detalhe, porém se eu usar da forma como disse o cliente não vai poder escolher a quantidade.

Assim:

O cliente JOAQUIM tem cadastrado 5 itens que ele costuma compra Ex:
1- Detergente
2- Bombril
3- Shampoo
4- Sacos de Lixo
5- Alvejante

Quando ele abrir um novo pedido eu queria que no itens do mestre detalhe já viesse assim com o campo quantidade vazio pra ele preencher.

PRODUTO QUANTIDADE

Detergente | |
Bombril | |
Shampoo | |
Sacos de Lixo | |
Alvejante | |

Obrigado pela dica.

Olá,

Quanto as quantidades vejo duas saídas:

1. Lançar as ultimas quantidades compradas pelo cliente.

2. Habilitar no banco de dados a quantidade para receber nulo e fazer as devidas validações no formulário.

Depois o operador faz as devidas correções.

1. crie um botao php com label gerar pre pedido e coloque o codigo para gerar o registro mestre e detalhes, caso o codigo do cliente não esteja informado aborte processamento.

2. grave a sessao do php no mestre e uma variavel global indicando a sessao do php

3. se variavel global nao for vazia monte where baseado na sessao e esvazie a variavel.