Mestre-Detalhe

Olá Pessoal,

Tenho um formulário tipo mestre-detalhe (Pedido de Venda). No meu caso, o usuário precisa primeiro incluir o Pedido (Mestre) e só assim é liberado para incluir o ítem (detalhe). Pergunta: É possível a abertura automática do formulário de ítem, sem ter que incluir o Pedido primeiro?
.não sei se fui bem claro…

André

Não, para incluir os itens vc precisa ter a chave de relacionamento criada e com o registro mestre incluso, usando o sistema mestre/detalhe do sc, não é possível fazer o que quer.

Da para fazer na unha, mas da um pouco de trabalho.

Valeu, muito obrigado.

Ola srs, poderiam dar uma sugestão de como solucionar esse problema de ter que incluir o mestre para ai sim aparecer o form detalhes.
Meus clientes adoram as aplicações criadas pelo SC, porem quando cai nessa formato de form não acreditam… rsrsrss
eu até tento explicar mais não tem jeito.
Qual seria uma solução para quando o cliente fosse cadastrar um pedido ele na mesma tela já incluir os itens do pedido?

Abraço

Luis Gustavo

Antes de chamar a tela de pedidos, inclua um registro na base, e entre direto no modo de edição desse registro.

Não vejo isso como falha do sc, pois para incluir os itens o pedido tem que estar incluso, afinal vc liga as tabelas pelo id do pai, e para obter o id precisa do mesmo já criado.

Se for apenas uma questão de aparência, crie um bloco apenas para ser mostrado ná área dos itens na inclusão e desabilite ele na edição para mostrar o bloco real dos itens,mas terá que salvar o pedido antes de inclui os itens.

Outra forma, é criar um id ficticio e temporário, e usar a tela de itens em um iframe, ao salvar o pedido pela primeira vez, vc le os itens e subistitui pelo id do pedido.

Outra forma: Não use o master detail do sc, crie uma campo no form de pedidos, para exibir um html, crie os campos dos itens do pedido , e em um campo tipo select,ou um botão vc salva os dados dessas janelas no cadastro de itens de pedido, se for o primeiro item vc salva o pedido primeiro:

algo parecido com o que já mostrei antes aqui:
http://www.infinitusweb.com.br/home/formVendedCC/formVendedCC.php

o SC faz o quie pode, o que não pode temos que usar recursos extras.

Talvez isso ajude:

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=2246.0