Mestre-Detalhe

Olá pessoal,

Estou com um problema a resolver com mestre-detalhe, e queria a opinião de vcs.

Eu tenho um form master, que é de contas a pagar/receber
Nesse form, eu lanço dentre outros dados, o valor, (juros/multa ou desconto) e recebo o cálculo no campo valor total.

No form detalhe, eu lanço as formas de pagamento ou recebimento.

Cheque, dinheiro, cartão e para cada forma de pagamento, lanço o valor respectivo, que vão sendo somados e atualizando um
campo no master, chamado “Soma Rateio” para que o cliente possa saber o que ele já lançou.

O detalhe, critica caso um novo lançamento ultrapasse o valor da conta principal, e também impede um lançamento novo caso
os itens lançados anteriormente ja somem o valor da principal.

O que estou tendo de problema, é que o cliente quer mais uns tratamentos que impeçam erros.

1 - Ao ser inseridos itens no detalhe que atinja a soma do master, seja emitida uma mensagem informando isso.
Eu sei como fazer o código para verificar, mas não sei de que maneira apresentar essa mensagem no detalhe.

2 - Não pode ser possível clicar no botão novo (no master) para inserir um registro, caso o registro em questão não tenha
recebido seu rateio de pagamento completo.

De fato, o ítem dois faz sentido para ele, pois nós sabemos que o master é uma tabela e o detail é outra, mas para ele o
registro não pode ter sido efetivado se não houve a insersão das formas de pagamento completas.

Alguma dica?

Eriton,
tentou criar um campo sem titulo, com Label = ‘SIM’ e após o onafterInsert realizar a verificação e lançar a mensagem, e desabilita o campo impedindo a inclusão de outro registro?
Não sei se vai dar certo, mas veja se é possível.
Espero ter ajudado.
Abrs,
JLMonteiro