Estou iniciando no scriptcase, e estou com dificuldades em relação ao mestre-detalhe. Criei um formulário de ocorrencias(único registro) e criei a relação mestre detalhe com o formulário itens (grid editável view), exatamente como está no vídeo de treinamento.
Ao tentar inserir uma ocorrencia, aparece os campos normais e apenas o título do mestre-detalhe, mas a grid editável não. Fica aparecendo apenas o espaço em branco sem o form com o botão novo da grid, então é impossível adicionar itens na ocorrencia.
Tentei adicionar alguns itens direto no banco aí sim o form grid editável aparece com os itens adicionados.
O que será que está errado? Obs. O campo chave da tabela mestre é auto-incremento, isto tem algo a ver?
Mestre tem que ter alguma informação pra o detalhe aparecer. Precisa ter um id criado na tabela do mestre pra haver relacionamento.
Pois é, até percebi isso, mas em qual evento eu posso criar o id? qual evento é acionado depois de pressionar no botão novo?
Cara é o seguinte, você clica em novo insere os dados do Mestre na recarga do form ele já vai te mostrar o detalhe.
Caso queira que seja exibido logo que clicar no botão novo terá que ter um id entre os formularios.
Ex:
cria em uma table um campo auxiliar e vai somando os numeros lá
e sempre que clicar no novo busca este numero soma + 1 e atualiza de volta para que não tenha duplicidade para o proximo.
e passa este numero recuperado para o forme detalhe e no mestre terá que ter um campo para identificar este para que em alterações
consiga trazer o detalhe.
Esta forma não é muito confiavél mas funciona em alguns casos.
aqui tive que fazer desta forma um formulario, pois os itens tinham que ser colocados na mesma edição.
obs. lembre de criar algo para apagar os itens caso os dados do mestre não seja inserido.
acho que a melhor forma é a que o Saulo passou.
É dessa forma fica muito complicado o gerenciamento disso, se você perder a sequencia ja era, tem que entrar e editar o db na mão.
A não ser que não use um campo com autoincremento e coloque o indice na mão, aí tudo bem!!
Obrigado, mas só aparece depois de preencher e salvar? é isso?
Sim…o certo seria isso pra ter o relacionamento.
Vou fazer desta forma.
Obrigado a todos pela atenção.